Cloud Computing e a “extinção dos CIOs”

Uma pesquisa publicada pela Getronics, intitulada “The changing role of the CFO” veio nos últimos meses esquentar a discussão que já está se tornando habitual nas rodas de conversa de TI. Como numa profecia desastrosa seus números relevam que os CIO´s possivelmente se extinguirão dentro de cinco anos. O motivo? A entrada do Cloud Computing e a possível “dificuldade desses profissionais se reinventarem”.

Segundo a pesquisa, os funcionários do setor acreditam que o crescimento da oferta dos serviços em nuvem, usado por um quinto das empresas, e o modelo de pagamento por uso seriam os fatores que levariam ao desparecimento desse modelo e logo, a gerência do CIO.

A notícia boa é que a visão da tecnologia como uma “utility”, relacionada a outras áreas pode ser o próximo destino desse profissional. Segundo os números da pesquisa, mais da metade dos entrevistados acredita que a fusão mais provável sera com o departamento financeiro, e no Brasil muitos apostam que o posto irá se transformar em funções como CIO/diretor de marketing ou CIO/diretor de operações. Quatro em cada 10 executivos ouvidos acreditam que o cargo estará sujeito às decisões econômicas, acima das técnicas.

Apesar do papel do CIO estar mudando rapidamente, é fato que a possível ausência desses profissionais qualificados em alto cargos num futuro “próximo” pode ser um tiro no pé das empresas. O Cloud Computing abriu um mundo de oportunidades e está revolucionando o planejamento estratégico das empresas, basta agora saber aproveitar as oportunidades, mesmo que para isso seja preciso se reinventar.

http://futurecom.com.br/blog/cloud-computing-e-a-extincao-dos-cios/

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Barbara Bueno

    Olá,tudo bom?

    Trabalho com mídias sociais na Ogilvy e estamos pesquisando blogs para possíveis ações com nossos clientes. Gostaria de saber um pouco mais sobre o projeto de redes, como audiência, número de views, etc. Você poderia me enviar seu Midia Kit, por favor.

    Aguardo
    Obrigada