Carregando Pesquisa
YouTube Facebook Twitter
Apostilas Artigos Tutoriais Aulas Blog Ferramentas de Rede Fórum Downloads Colabore Fale Conosco
» tutoriais
:: Redes de Telefonia IP - 2ª Parte

José Mauricio dos Santos Pinheiro em 19/10/2006

 

VoIP na Prática

Os sistemas propostos anteriormente podem ocorrer simultaneamente, reunindo computadores, telefones convencionais e gateways, todos em uma só rede e se comunicando através do VoIP. Nessas arquiteturas, um gateway VoIP deve ser capaz de identificar se o fluxo de dados ocorre entre computadores (não interferindo nessa comunicação), entre telefones convencionais ou entre computadores e telefones convencionais.

Figura 5 - Arquitetura VoIP na prática

 

As vantagens

A principal vantagem de Voz sobre IP com relação à rede telefônica convencional é a facilidade de adição de novos serviços e funcionalidades, assim como a significativa diminuição dos custos de implantação e manutenção por parte das empresas.

Outra vantagem oferecida pela VoIP é a consolidação das redes de dados. Na prática as empresas mantêm duas redes, uma para voz e outra para dados. Como a operação das redes de voz são bem mais caras que as redes de dados, o uso de VoIP eliminaria as redes de voz, gerando redução de custos.

Figura 6 - Topologia de sistema de telefonia IP

 

Os problemas

O principal objetivo de um sistema VoIP é transmitir os sinais de voz via rede de computadores com o mesmo nível de qualidade e desempenho de um sistema de telefonia convencional, mas com custos bem menores. Todavia nem sempre esse resultado é obtido, principalmente quando a comunicação entre os computadores se dá através de linha discada (analógica).

No caso dos meios analógicos, as baixas velocidades que envolvem esse tipo de transmissão implicam na perda de pacotes, o que pode ocasionar a perda da conexão. O mesmo pode acontecer se a rede estiver sobrecarregada, uma vez que podem ser inseridos atrasos que podem atrapalhar a qualidade final da voz. Todavia, se a telefonia IP é usada em uma rede privada dedicada, a qualidade final de voz está bem próxima do nível desejado pelos usuários.

Outro problema está relacionado com a própria Internet, que é uma rede de pacotes não orientada a conexão, ou seja, os pacotes de voz que trafegam pela rede podem viajar por caminhos distintos, com velocidades diferentes e nem sempre será possível agrupá-los de forma a recuperar o sinal original.

Cuidados com a tecnologia

A VoIP é uma tecnologia emergente, em processo de maturação. Portanto, projetar, implementar e operar uma rede utilizando esta tecnologia é algo ainda complexo que exige conhecimento dos profissionais e uma preparação cuidadosa, uma vez que existem no mercado diversas arquiteturas, protocolos e soluções disponíveis.

Apesar das facilidades de uso, a tecnologia utiliza uma complexa rede de protocolos, aplicações e equipamentos, que precisam de atenção redobrada quanto à segurança. Os pacotes VoIP passam por uma série de redes e pela Internet pública e, portanto, são suscetíveis aos mesmos riscos de segurança de outras aplicações como o e-mail, ftp, banco de dados e servidores etc.

Conclusão

Voz sobre IP é um conceito relativamente simples: transformar voz em mais uma aplicação IP dentro de uma rede de dados que utilize IP como protocolo de nível de rede. Por esse motivo a tecnologia VoIP vem se popularizando rapidamente. Independente da tecnologia adotada, a integração entre voz e dados na mesma infra-estrutura de rede é um caminho inevitável.

Apesar dos problemas que a tecnologia VoIP ainda apresenta, suas vantagens são claras, pois os custos envolvidos na manutenção de equipes técnicas, infra-estruturas diferenciadas e ligações são reduzidos com a integração dois "mundos", voz e dados, de forma transparente aos usuários.

:: ( 1ª Parte ) ::
Introdução



José Maurício Santos Pinheiro
Professor Universitário, Projetista e Gestor de Redes, 
membro da BICSI, Aureside, IEC e autor dos livros
 
· Guia Completo de Cabeamento de Redes - (Editora Campus) ·
· Cabeamento Óptico - (Editora Campus) ·

E-mail: jm.pinheiro@projetoderedes.com.br

Imprima

© www.projetoderedes.com.br - Termos e Condições de Uso