Carregando Pesquisa
Facebook Twitter
Apostilas Artigos Tutoriais Aulas Blog Ferramentas de Rede Fórum Downloads Colabore Fale Conosco
» tutoriais
:: Redes de Telefonia IP

José Mauricio dos Santos Pinheiro em 19/10/2006

 

A popularidade da Internet tem despertado o interesse por tecnologias de baixo custo para o transporte dos sinais de voz. Desde o surgimento dos primeiros produtos comerciais a explorar a transmissão de voz pela Internet, isto por volta de 1995, os sistemas VoIP evoluíram bastante.

Figura 1 - Topologia de um sistema de telefonia convencional

Com a utilização de redes baseadas em VoIP para tráfego de voz elimina-se a necessidade da presença de um circuito entre dois assinantes, como ocorre na comunicação telefônica convencional. Dentro dos conceitos das redes de pacotes, a voz e os dados podem ser transmitidos simultaneamente utilizando o protocolo IP neste processo.

O Gateway VoIP

Para realizar uma chamada são necessários protocolos de controle e sinalização para executar algumas tarefas com localização do usuário, notificação de chamada, início de transmissão de voz, finalização de transmissão de voz e desconexão.

O gateway VoIP é utilizado para intermediar a comunicação entre a rede telefônica convencional e a Internet. Trata-se de um equipamento localizado em um nó da rede de computadores, responsável pela comunicação com outras redes que utilizam protocolos diferentes. Com este fim, o gateway utiliza tradutores de protocolos, de sinais, conversores de taxas de transmissão etc.

No caso de transmissão de voz, um gateway VoIP possibilita a comunicação entre a rede telefônica convencional e uma rede de computadores. Tais equipamentos possuem placas processadoras de voz que possibilitam aos usuários de computadores se comunicarem com outros usuários que estejam utilizando telefones convencionais.

Principais arquiteturas

A VoIP é uma tecnologia que permite a digitalização e codificação de voz e o empacotamento de dados IP para a transmissão em uma rede que utilize TCP/IP, ou seja, ao invés do uso de sistemas comutados de circuitos para comunicações de voz, como ocorre na telefonia convencional, a VoIP utiliza um protocolo de pacotes, o Internet Protocol (IP), originalmente projetado para comunicações de dados.

Neste caso, podemos ter três arquiteturas básicas para a comunicação utilizando os conceitos de VoIP:

Telefone-computador:

Sistema composto por um aparelho telefônico convencional, um gateway VoIP e a rede de computadores. Neste caso, o gateway é o intermediário entre a rede telefônica e a Internet. Ele recebe o sinal analógico da linha telefônica, digitaliza esse sinal agrupando-o em pacotes IP e, em seguida, enviando os pacotes para o computador ligado à Internet.

No sentido contrário, o gateway recebe o sinal vindo da Internet (em forma de pacotes) e faz a conversão digital-analógica adequando este sinal para os padrões da rede telefônica local.

Figura 2 - Arquitetura telefone-computador

Computador-computador:

Sistema composto apenas por computadores utilizando uma arquitetura cliente / servidor, os quais são responsáveis pelos processos de conversão de sinais necessários para a comunicação.

Figura 3 - Arquitetura computador-computador

 

Telefone-telefone:

Sistema composto por aparelhos telefônicos convencionais, pelo gateway VoIP e pela rede de comunicação. Neste caso, o sinal analógico deve ser digitalizado e codificado em pacotes IP nos dois extremos. Em seguida, os pacotes IP são enviados pelo gateway VoIP através da rede de comunicação.

No lado da recepção, outro gateway providencia a decodificação e conversão do sinal para a forma analógica de modo que ele possa ser enviado ao outro aparelho telefônico.

Figura 4 - Arquitetura telefone-telefone

(..Continua)


:: ( 2ª Parte ) ::
VoIP na Prática


Imprima

© www.projetoderedes.com.br - Termos e Condições de Uso