Fibra Ótica ou Fibra Óptica?

A palavra "ótica" se refere ao ouvido, por incrível que possa parecer. Infelizmente uma quantidade muito grande de livros utiliza esta palavra "ótica" como o mesmo sentido da palavra óptica que se refere à visão. ÓTICA E ÓPTICA são duas palavras que possuem significados distintos. Muitos dicionários, por descuido, apresentam a palavra "ótica" como segundo significado da palavra óptica. O objetivo é esclarecer este fato e para isso temos um texto seguinte para ilustrar ETIMOLOGIA DA PALAVRA ÓPTICA. A palavra ÓPTICA, do grego OPTIKÉ, pelo latim OPTICE, significa relativo e pertencente à visão. ÓPTICA é a parte da física que trata das propriedades da luz e da visão. Então, não se esqueça de que para se referir à visão corretamente deve-se utilizar OP. Vejamos a palavra ÓTICA, do grego OTIKÓS, OTÓS, que significa relativo ou pertencente ao OUVIDO, ORELHA. Se você procurar esta palavra em um bom dicionário, verificará que ÓTICA ou ÓTICO estão relacionados aos ouvidos e não a visão. A palavra OTOLOGIA se refere à parte da Medicina que trata dos OUVIDOS e suas doenças. Se a letra P fosse retirada das palavras seguintes, seu sentido mudaria completamente. OPTOMETRIA passaria para OTOMETRIA, que significa medida do ouvido. As palavras OTITE, OTOPATIA, PARÓTICO (perto da orelha), PAROTIDITE (caxumba), OTORRINO e OTORRINOLARINGOLOGISTA (médico especializado no tratamento das doenças do ouvido (OTO), nariz [RIN (O)] e garganta [LARINGO (E)], estão todas relacionadas com o OUVIDO. Desta forma, não use o P, de ÓPTICA, senão todas elas se relacionarão com a visão. Da mesma forma não elimine o P, de ÓPTICA, para não relacionar esta palavra ao ouvido. Então, podemos afirmar que, etimologicamente: • ÓPTICA se refere à VISÃO; • ÓTICA se refere ao OUVIDO. Fonte: http://www.usabilidoido.com.br/otica_visao.html
  • Ricardo

    Gostei da explanação, porém só faltou dizer se na pronuncia elas são iguais ou devemos pronunciar como óptica?

  • Ricardo

    Já li sobre e a pronuncia deve ser com a letra P tb! 😀

  • Umare Sauaru

    Em vários casos devem ser observadas as diferenças regionais com cuidado, pois a grafia de certas palavras em Portugal e Ex-colônias é diferente da grafia brasileira, por exemplo Humidade = Portugal / umidade = Brasil // Óptica = Portugal …

  • projetoderedes

    Realmente após o acordo ortográfico, acho que o de 1990, Portugal e alguns países que seguem a sua ortografia usam somente ótico e ótica. Só o Brasil ainda possui as duas formas.

  • Umare Sauaru

    Vejamos o resultado de uma consulta a um dicionário confiável:

    http://www.priberam.pt/dlpo/

  • Luis Francisco Bittencourt

    Olá,
    Você leu onde?