Testamos – EaseUS Data Recovery Wizard

O Data Recovery Wizard da EaseUS, é um programa de recuperação de dados excluídos, formatados ou perdidos, a partir do PC, laptop ou dispositivo móvel.

Esse programa permite recuperar arquivos do tipo documento, vídeo, imagem, áudio, e-mail, e compactados nos sistemas de arquivos FAT (FAT12,FAT16,FAT32) exFAT, NTFS, NTFS5, ext2/ext3, e HFS+ReFS.

Mas antes de começarmos a falar do EaseUS Data Recovery Wizard Professional, vamos entender melhor sobre a recuperação de arquivos e pastas perdidas.

O que realmente acontece quando você “apaga” um arquivo da Lixeira é que o sistema de arquivos do computador remove o caminho para acessar esse arquivo e designa o espaço que o arquivo está usando como disponível quando for necessário. Os dados que compõem o arquivo ainda estão na sua unidade de armazenamento, escondidos até serem substituídos por outro arquivo.

Por isso, agir rapidamente para tentar uma recuperação é importante para impedir que aquele trecho no disco ou dispositivo de armazenamento seja sobrescrito por outra atividade.

Portanto, a eficácia de qualquer software de recuperação de dados depende muito se você já gravou algo “por cima” dos dados apagados.

Particularmente eu gosto muito dos produtos da EaseUS Software pela simplicidade e eficiência, por isso resolvi compartilhar com vocês essa boa experiência que sempre tive com o Data Recovery Wizard.

Nessa avaliação vamos usar a versão Pro para Windows, mas existem também as versões para MAC, versões trial e free. A versão free permite restaurar até 500MB de dados, podendo chegar a 2GB com os bônus se você divulgar os produtos em suas redes sociais.

A versão trial só permite você escanear os dispositivos de armazenamento, não permite a restauração. A princípio pode parecer estranho, mas o objetivo dessa versão é permitir que o usuário se certifique que o
Data Recovery Wizard
consiga encontrar o arquivo perdido antes de efetuar a compra.

A versão trial só permite você escanear os dispositivos de armazenamento, não permite a restauração. A princípio pode parecer estranho, mas o objetivo dessa versão é permitir que o usuário se certifique que o 
Data Recovery Wizard consiga encontrar o arquivo perdido antes de efetuar a compra.

Vamos aos testes.

Logo durante a instalação do EaseUS Data Recovery Wizard já o alerta para evitar fazer a instalação na mesma partição em que você acabou de perder algum dado e pretende recuperar. O motivo é que os arquivos da própria instalação do software poderão sobrepor os dados perdidos.

O mais seguro seria fazer a instalação em um disco a parte.

Por isso é importante ter o Data Recovery Wizard já instalado no computador, para um caso de “Vai que…”.

Mesmo quem costuma fazer uma cópia de tudo em um disco externo ou flash drive, acidentalmente pode apagar algum arquivo ou pasta, e como sabemos, arquivos de unidades externas não são colocados na lixeira. Para isso o Data Recovery Wizard Professional estará pronto para recuperar o que foi apagado.

A instalação é rápida e logo na primeira tela do Data Recovery Wizard você pode escolher digitalizar sua área de trabalho, uma partição específica, uma pasta ou uma unidade externa. Atenção, não são lidas unidades de rede mapeadas.

O Assistente de Recuperação de Dados executará uma varredura rápida e logo em seguida continuará com uma varredura mais profunda. Durante a varredura haverá uma barra de progresso na parte inferior da tela do aplicativo com tempo estimado para conclusão e arquivos recuperáveis encontrados.

A velocidade de escaneamento vai depender do seu computador e principalmente da velocidade de leitura do seu disco.

Depois que a varredura for concluída, você poderá procurar conteúdo por árvore de arquivos, categoria de arquivo (gráficos, áudio, documento, vídeo, e-mail e outros) ou fazer uma busca. A pesquisa é útil porque você pode procurar um arquivo específico.

Fazer a recuperação de conteúdo é simples. Basta clicar na caixa de seleção ao lado do nome do arquivo, apertar o botão “recuperar” e selecionar um local de recuperação. Esse local deve ser uma partição ou unidade separada e você pode escolher uma unidade externa.

Lembre-se que você está em um processo de recuperação de HD ou unidade de armazenamento e qualquer coisa que for gravada nela poderá tornar os dados irrecuperáveis. Portanto, a dica é sempre salvar os dados recuperados em uma outra unidade.

Fizemos alguns testes com pastas e arquivos compactados pelo Windows, arquivos maiores de 100 megabytes, pastas ocultas e arquivos normais de imagens, vídeos, documentos do Word e PDF.

Deletamos as pastas com seus arquivos de uma unidade nova, sem passar pela lixeira.


A unidade de 8GB foi escaneada em 6 minutos e todas as pastas e arquivos puderam ser recuperados na mesma hierarquia de pastas e nomes originais.

Fizemos também um teste com uma formatação rápida da unidade e conseguimos fazer a recuperação total das pastas e seus arquivos.

Já a formatação mais completa, não permitiu recuperar os arquivos, como já era esperado.

Conclusão

O Data Recovery Wizard é um programa muito eficiente, possui uma interface enxuta, onde exibe apenas o essencial e nas etapas seguintes do processo as opções são colocadas de forma muito clara para o usuário fazer o que deseja.