Na década de 1970,
surgiu o curso de Tecnologia em Processamento de Dados
para formar profissionais (tecnólogos) que pudessem
trabalhar com os grandes computadores, os Mainframes.
Posteriormente, na década de 1980, surgiu o curso
de Análise de Sistemas com o objetivo de formar profissionais
que pudessem desenvolver sistemas e interagir com
os usuários desses sistemas.
Na atualidade, a Comissão
de Especialistas de Ensino de Computação e Informática
(CEEInf) do MEC, propôs novas diretrizes para os cursos
da área de computação e informática, criando o curso
de Sistemas de Informação, em substituição aos dois
anteriores. O objetivo desse novo curso é capacitar
os profissionais não só no desenvolvimento de sistemas
e utilização de diferentes tecnologias, mas também
interagir com os processos administrativos das corporações
como um todo, ou seja, assumindo um papel mais completo,
dominando a tecnologia e o processo gerencial.
Sistemas de Informação
Por definição, um
Sistema de Informação (ou, simplesmente SI) é um conjunto
de componentes inter-relacionados que coletam, manipulam
e disseminam dados e informação, proporcionando um
mecanismo de realimentação (feedback) para atender
a um objetivo determinado. Esse feedback representa
a saída que será utilizada para promover eventuais
mudanças na entrada ou nas atividades de processamento.
Por exemplo, a saída de um SI pode indicar que o nível
de estoque de um determinado produto está muito baixo.
Um administrador pode usar essa informação de feedback
e solicitar a reposição desse estoque rapidamente.
Os sistemas de informação
estão difundidos por todas as funções organizacionais.
Eles são usados por áreas como contabilidade, finanças,
vendas, produção e assim por diante. Em conseqüência,
esse uso generalizado aumenta a necessidade por novos
sistemas cada vez mais complexos e por profissionais
com conhecimento no seu desenvolvimento e gerenciamento.
Dados, Informação
e Conhecimento
Dados consistem em
fatos não trabalhados, mas que podem ser usados para
representar esses fatos como, por exemplo, o nome
de um usuário, número de pedidos de venda, etc. Quando
os fatos são organizados ou ordenados, apresentando
algum significado, eles se tornam informação. Por
exemplo, o total de vendas mensais é uma informação
mais relevante para os administradores de uma corporação
do que o número de vendas individuais de seus representantes
comerciais. Assim, a informação é uma coleção de fatos
organizados de modo que adquirem um valor adicional
além do valor dos próprios fatos.
Do exposto acima,
o tipo de informação depende dos relacionamentos definidos
entre os dados existentes. Adicionar novos dados significa
que os relacionamentos podem ser redefinidos e novas
informações podem ser criadas. Essa transformação
dos dados em informação é, na verdade, um conjunto
de tarefas logicamente relacionadas e executadas para
atingir um resultado definido, comumente conhecido
como "processo".
O processo de definição
de relacionamentos de dados exige dos profissionais
que trabalham com Sistemas de Informação um conhecimento
específico e parte desse conhecimento baseia-se na
compreensão do processo de conversão dos dados em
informação. Portanto, o profissional de SI deve compreender
a informação como dados que se tornam úteis quando
aplicados com conhecimento.
Características
da Informação
Quando uma informação
não é suficientemente precisa ou completa, um profissional
pode tomar decisões equivocadas, podendo gerar grandes
prejuízos sociais e/ou econômicos. Por esse motivo,
a importância da informação pode apresentar diferenças
dependendo do valor que é atribuído para cada uma
de suas características de qualidade. Dentre as características
de valor que podemos atribuir a informação podemos
destacar:
Precisão:
A informação não contém erro. Uma informação imprecisa
normalmente é originada por dados imprecisos que
alimentam o processo;
Completa:
A informação contém todos os fatos importantes;
Confiável:
A confiabilidade da informação depende do método
de coleta dos dados (fonte dos dados). Quanto mais
precisa essa fonte, mais confiável a informação;
Relevante:
Uma informação relevante é essencial na tomada de
decisões;
Verificável:
A informação pode ser conferida para assegurar que
está correta;
Acessível:
A informação deve ser facilmente acessível aos usuários
autorizados, que podem obtê-la na forma correta
e no tempo certo;
Segura:
A informação deve ser segura para possibilitar o
seu acesso apenas pelos usuários autorizados.
Os cursos de Bacharelado
em Sistemas de Informação têm a computação como atividade
meio, visando formar recursos humanos capazes de utilizar
o conhecimento para transformar dados em informação
na automação dos sistemas das organizações. Esses
cursos reúnem a tecnologia da computação e da administração,
possuindo de ambas as áreas um enfoque prático e objetivo.
Formação Profissional
Segundo as "Diretrizes
Curriculares de Cursos da Área de Computação e Informática"
do MEC, os cursos de Sistemas de Informação buscam
a formação de recursos humanos que, apoiados nos conceitos
e técnicas de informática, teoria de sistemas e administração,
contribuam para o desenvolvimento tecnológico da computação
com vistas a atender necessidades da sociedade na
solução dos problemas de tratamento de informação
nas organizações, por meio da concepção, construção
e manutenção de modelos informatizados de automação
corporativa. Dentre essas necessidades podemos citar
o armazenamento da informação sob os mais variados
tipos e formas e sua recuperação em tempo aceitável;
a comunicação segura, rápida e confiável; a automação,
controle e monitoração de sistemas complexos, entre
outros.
Neste enfoque, os
Sistemas de Informação podem ser definidos como uma
combinação de recursos humanos e computacionais que
interrelacionam a coleta, o armazenamento, a recuperação,
a distribuição e o uso de dados com o objetivo de
maior eficiência gerencial (planejamento, controle,
comunicação e tomada de decisão), nas organizações.
Assim, o profissional de SI tem a responsabilidade
geral de desenvolver, implementar e gerenciar uma
infra-estrutura de tecnologia da informação (computadores
e comunicação), dados (internos e externos) e sistemas
que abrangem toda a organização. Tem ainda a responsabilidade
de fazer prospecção de novas tecnologias e auxiliar
na sua incorporação às estratégias, planejamento e
práticas da organização.
Os principais cargos
ou funções que este profissional pode assumir vão
desde Analista de Sistemas / Programador, Administrador
de Banco de Dados, Analista de suporte / Administrador
de Redes e Servidores Internet, passando por Gerente
de Centro de Informações (Antigo CPD), chegando até
Consultor / Auditor na área de Tecnologia da Informação.
Conclusão
Os computadores e
os sistemas de informação mudam continuamente a sociedade
e a maneira de pensar das pessoas, sendo cada vez
mais usados como meios para criar, armazenar e transferir
informação. O estudo de Sistemas de Informação bem
como o seu desenvolvimento envolve perspectivas múltiplas
e conhecimentos multidisciplinares que incluem diversos
campos do conhecimento como a ciência da computação,
a ciência comportamental, a ciência da decisão, ciências
gerenciais, ciências políticas, pesquisa operacional,
sociologia, contabilidade e outras.
Os Sistemas de Informação
possibilitam aos profissionais responsáveis por projetos
reunir dados para obter informações detalhadas e definir
as ações que deverão ser tomadas na execução de alguma
atividade importante, ou seja, o valor da informação
está diretamente ligado ao modo como os SI auxiliam
os profissionais responsáveis pela tomada de decisões
a alcançar as metas que a organização almeja.
No contexto da formação
superior, deve-se considerar a importância de currículos
que possam, efetivamente, preparar pessoas críticas,
ativas e cada vez mais conscientes dos seus papéis
na sociedade e profissionais cientes da sua contribuição
para o progresso científico e tecnológico, incentivando
ainda as habilidades para reconhecer e aproveitar
oportunidades de novos negócios e novos nichos de
mercado - o empreendedorismo.
Um sistema de informação
melhora as comunicações e, como resultado, melhora
o atendimento aos usuários, proporcionando facilidades
para que estes possam executar adequadamente suas
atividades diárias. Conhecer o potencial dos sistemas
e ter a capacidade para trabalhar com eles torna-se
uma estratégia vital para as organizações que desejam
atingir metas de qualidade e produtividade.
Finalmente, os profissionais
de SI são recursos humanos importantes para atender
as necessidades do mercado de trabalho atual que,
por sua vez, apresenta um campo profissional bastante
amplo e diversificado. Segundo o MEC, estima-se que
o mercado de trabalho necessite de 50 a 75% de egressos
desses cursos sobre o total de egressos necessários
para o mercado de computação, sendo que cerca de 80%
dos profissionais da área podem desenvolver outras
atividades como marketing e vendas, além das ocupações
tradicionais como o projeto, desenvolvimento e manutenção
de sistemas.