Os cursos seq�enciais
estão se transformando em uma opção muito atraente
para quem ainda não fez faculdade e mesmo para aqueles
que já têm curso superior e buscam uma especialização.
São cursos com duração de dois anos, podem fornecer
diploma de nível superior e são totalmente direcionados
para o mercado de trabalho. Dentro desse enfoque,
uma grande parte dos cursos seq�enciais oferecem áreas
não cobertas pelas faculdades tradicionais, como por
exemplo, a profissão de webdesigner (responsável por
desenvolver páginas da Internet).
Para quem já tem formação
superior, esses cursos são uma alternativa de especialização
em áreas específicas, como educação ambiental, administração
de pequenas empresas, redes de computadores, etc.
Há mais de 700 opções em instituições de ensino de
todo o país.
Há dois tipos de cursos
seq�enciais definidos pelo MEC: Cursos de Complementação
e de Formação Específica.
Cursos Seq�enciais
de Complementação de Estudos funcionam como um curso
de extensão comum. Conduzem à obtenção de um certificado
(não oferecem diploma de nível superior). Atestam
que o aluno adquiriu conhecimentos em um campo do
saber. Neste tipo de curso é exigido que o aluno tenha
diploma de graduação ou que esteja freq�entando um
curso de graduação. Apenas nos cursos seq�enciais
de complementação de estudos exige-se o diploma de
graduação ou estar cursando a graduação. Já os Cursos
Seq�enciais de Formação Específica, são os cursos
que oferecem um diploma de nível superior.
Todos os cursos seq�enciais
são cursos de nível superior mas não têm o caráter
de graduação. Os objetivos dos cursos seq�enciais
são distintos dos objetivos dos cursos de graduação,
embora as grades curriculares dos cursos seq�enciais
possam contemplar disciplinas semelhantes às oferecidas
nos cursos de graduação.
Os cursos seq�enciais
são considerados, assim, uma modalidade de curso superior
onde os alunos podem, após concluírem o ensino médio,
obter uma qualificação superior, ampliando seus conhecimentos
em um dado campo do saber, sem a necessidade de ingressar
em um curso de graduação. Na área de computação e
informática, por exemplo, as matérias da formação
tecnológica que podem ser consideradas "campos
do saber" para o desenvolvimento de cursos seq�enciais
são Redes de Computadores, Banco de Dados, Computação
Gráfica, Engenharia de Software, Sistemas Operacionais,
etc.
O que se busca ao
definir-se um curso seq�encial é uma formação específica
em um dado "campo do saber" e não em uma
"área de conhecimento e suas habilitações".
Por exemplo, na área de computação, pode-se ter um
Curso Seq�encial em Redes de Computadores, onde
o objetivo é claro e pode ser atingido em um prazo
relativamente curto, geralmente de dois anos.
Com
relação à titulação, os cursos seq�enciais não conferem
título equivalente ao de Bacharel, Tecnólogo
ou Licenciado, que são títulos tradicionalmente existentes
para cursos de graduação.
Os alunos formados
em curso seq�encial de Formação Específica têm acesso
a cursos de pós-graduação (somente lato sensu), enquanto
o seq�encial de Complementação não. Porém, considerando-se
concursos p�blicos que especifiquem apenas o requisito
de ser portador de diploma superior, os formados em
cursos seq�enciais poderão se inscrever. Os concursos
que queiram excluir os formados em cursos seq�enciais
deverão especificar que os candidatos devam ser portadores
de diploma de curso superior de graduação.
Do ponto de vista
da área de computação e informática, os cursos seq�enciais
de formação específica se aplicam nos seguintes casos:
- Formação de profissionais
em uma área tecnológica da computação (Redes de computadores,
Computação gráfica, Banco de Dados etc): São profissionais
com competência para "usar" o recurso tecnológico
de forma eficiente e econ�mica. São cursos voltados
para os que desejam fazer um curso rápido e a imediata
inserção no mercado de trabalho. Esses cursos não
diferem muito dos cursos de Tecnologia.
- Formação complementar
na área de computação: Os interessados nesses cursos
são profissionais de outras áreas que desejam complementar
seus conhecimentos na área de computação, com vistas
a exercer com mais eficiência suas profissões.
Por exemplo, cursos seq�enciais para médicos,
engenheiros, administradores, advogados etc.
A principal orientação
do Ministério da Educação para o aluno evitar problemas
ao concluir um curso seq�encial é acompanhar se a
faculdade está cumprindo as exigências do governo.
Dar preferência às instituições que têm cursos de
graduação bem avaliados no provão também é uma das
recomendações.
Por lei, o aluno pode
solicitar qualquer tipo de informação sobre o curso
no qual está matriculado na secretaria da faculdade,
desde a autorização e o reconhecimento dados pelo
MEC até o n�mero de vagas, grade curricular, corpo
docente, tempo de duração do curso, n�mero de turmas
ou a �ltima avaliação do ministério.
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