José Maurício dos Santos Pinheiro em 21/10/2015
Domótica, palavra formada pelo prefixo latino "domus", que significa casa e “robótica", ciência e técnica da concepção, construção e utilização de robôs, é a aplicação dos princípios da eletrônica, das redes de comunicação e da automação nos ambientes residenciais.
Trata-se de um segmento tecnológico que permite a gestão dos recursos de uma habitação através de comandos remotos, pela Internet ou mesmo através de aplicativos nos telefones celulares.
O nível de evolução tecnológica de um edifício proporcionado pelos sistemas de automação pode ser medido com base nos serviços oferecidos aos seus usuários:
-
Segurança física e patrimonial (de pessoas e bens);
-
Confiabilidade;
-
Flexibilidade (adaptação a mudanças);
-
Monitoração remota;
-
Conforto ambiental (melhor produtividade);
-
Integração e coordenação dos sistemas.
O termo Domótica representa a integração de tecnologias e serviços para aplicações residenciais, em escritórios e pequenos condomínios residenciais.
Um dos objetivos dos sistemas domóticos é substituir o ser humano nas atividades de rotina executadas em uma edificação, com a finalidade de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus ocupantes.
O sistema é responsável por controlar automaticamente variáveis ambientais com o propósito de aumentar o grau de conforto e segurança, permitindo ainda a gestão sobre os recursos de energia, tudo mediante a utilização de dispositivos de automação.
A Domótica encontra aplicação em diferentes segmentos. Como princípio básico, a tecnologia visa o conforto e a segurança dos usuários das instalações, portanto, os sistemas de controle devem ser de fácil operação e manutenção e oferecer condições para atualização de seus módulos componentes.
A Domótica se subdivide ainda em várias áreas sócio tecnológicas com suas funcionalidades correspondentes:
-
Automação e controle – corresponde às atividades de controle (apagar/acender, abrir/fechar, e ajustar) das aplicações e dispositivos domésticos como iluminação, climatização, portas, janelas, eletrodomésticos, água, gás, etc.;
-
Segurança e vigilância – proteção pessoal e material, alarmes eletrônicos, sistemas de vigilância, circuito fechado de TV, alarmes de incêndio, etc.;
-
Comunicações – sistemas de comunicação de voz, dados e imagem, intercâmbio e compartilhamento de recursos entre todos os dispositivos, com acesso a Internet e novos serviços;
-
Serviços e entretenimento – atividades relacionadas aos serviços de informação, diversão, educação a distancia, SOHO, etc.
A Domótica é uma área em crescente desenvolvimento, com uma ampla possibilidade de aplicações baseadas em tecnologias de ponta e com grandes perspectivas de mercado. Oferece muitas possibilidades de utilização e soluções que podem ser otimizadas para prover o bem estar de seus usuários.
|