Windows XP

100 dicas para o novo sistema operacional da Microsoft


01 Embora seja mais fácil atualizar para o Windows XP do que criar um sistema com duplo boot, a falta de drivers que agora se verifica tornam-na numa má opção. O fato de ter um sistema com duplo boot significa que pode acessar a Internet, mesmo que o Windows XP não detecte o seu modem, por exemplo.

02 O XP cria a sua própria partição se lhe der espaço não particionado, por isso use um programa como o FIPS para desocupar espaço após desfragmentar o seu drive. Também deve usar a opção Instalação Avançada para instalar o XP.

03 A primeira parte da rotina de instalação pergunta-lhe que definições pretende usar para a atual instalação do XP: estas não afetam o modo como o Windows XP funcionará uma vez instalado.

04 No que toca a selecionar que tipo de arquivos de sistema se deve usar, ideal deveria escolher o NTFS, uma vez que dá maiores confiança e segurança, mas se criar um sistema com duplo boot o FAT32 oferece maior visibilidade.

05 A Ativação do Windows e o Registro do Windows são duas coisas completamente diferentes: não tem de registrar o Windows para continuar a usá-lo, mas vai ter de o ativar antes que o tempo acabe.

06 Quando lhe for dada a hipótese de criar disquetes de backup, faça-o: estes disquetes são como um salva-vidas no que toca ao XP, especialmente se tiver criado um sistema de duplo boot.

07 Não tem de ativar o Windows XP quando ele lhe pedir para o fazer: pode esperar até ter resolvido todos os problemas de hardware.

08 Durante a instalação o XP vai perguntar-lhe como é que quer configurar os protocolos de rede. A não ser que tenha experiência no assunto, mais vale deixar as definições como estão: mais tarde pode alterá-las se assim o desejar.

09 No fim da instalação, o Windows XP vai pedir-lhe uma senha de Administrador. Não precisa dar, mas se o fizer, anote-a, porque se a esquecer todo o seu sistema fica inacessível.

10 A última opção antes de a instalação terminar refere-se à criação de múltiplas contas de usuários: pode criar estas mais tarde, mas é muito mais fácil fazê-lo agora.

11 Se tem um sistema com duplo boot, deve fazer um backup dos arquivos Boot.ini, Ntldr e Ntdetect.com, os quais se encontram na raiz da drive C:.

12 O Windows XP vem com imensas imagens de modo a melhorar a aparência do seu desktop. Para mudar de wallpaper, clique com o botão direito do mouse no desktop, selecione Properties, Desktop e escolha um novo desktop da lista.

13 A característica AutoDial do Windows XP está ativada por default. Para a desativar, carregue em Start, Control Panel, Performance and Maintenance, Administrative Tools, Services, Remote Acess Auto Connection Manager, clique em Stop para terminar o serviço e depois configure o Startup Type para Disabled.

14 Crie as suas próprias proteções de tela no Windows XP. Clique com o botão direito do mouse no desktop, selecione Properties, Screen Saver e depois selecione My Pictures Slideshow na respectiva caixa. Clique em Setting para controlar as diversas opções.

15 A Hibernação é um excelente sistema para este Windows XP, mas pode não estar ativo. Para o verificar, selecione Start, Control Panel, Performance and Maintenance, Power Options, Hibernate: certifique-se de que a opção Enable Hibernation está ativada.

16 Por default, a Barra de Tarefas está bloqueada no fundo da tela. Para mover, clique com o botão direito do mouse em qualquer área em branco da mesma e desative a opção Lock the Taskbar.

17 Tem um problema? Execute o Help, selecione Use Tools to View Your Computer Information and Diagnose Problemas em Pick a Task, tendo acesso a todo o software do XP relacionado com diagnóstico de problemas.

  O ClearType é uma nova tecnologia Microsoft de renderização de tipos de letra, melhorando a legibilidade dos LCDs
18 O Windows XP agrupa automaticamente entradas similares na Barra de Tarefas para aumentar a legibilidade. Para ativar ou desativar esta característica, clique com o botão direito do mouse na Barra de Tarefas, selecione Properties e depois ative ou desative a opção Group Similar Taskbar Buttons.

19 O Windows XP permite-lhe renomear vários arquivos de uma vez só. Selecione os arquivos e clique nos mesmos com o botão direito do mouse e selecione Rename.

20 Pode reativar o Windows através da Internet caso tenha formatado o seu disco rígido e tenha feito uma instalação completa, desde que não tenha alterado o seu hardware.

21 Por default, todos os ícones que aparecem no desktop estão organizados de modo automático e alinhados com base numa linha invisível. Para ter mais controle sobre a colocação dos seus atalhos, clique com o botão direito do mouse no desktop, selecione Arrange Icons By e depois desative as definições Auto Arrange e Align to Grid.

22 O Windows XP vem com dois temas. O primeiro é o que vem por default e o outro é o Windows Classic. Para trocar entre um e o outro, clique com o botão direito do mouse no desktop, selecione Properties e escolha a alternativa na respectiva caixa.

23 Quando começa a usar o Windows XP, a primeira coisa que pergunta si mesmo é onde raio estão os ícones do My Computer, do My Network Place, do Internet Explorer e do My Documents. Para os voltar a pôr no mesmo local, clique com o botão direito do mouse no desktop, selecione Properties, Desktop, carregue no botão Customize Desktop e depois escolha os ícones que quer voltar a colocar no desktop.

24 Carregue em [Win] + [E] para obter acesso instantâneo ao My Computer.

25 Uma das novas características do Windows XP é a capacidade de limpar a área Notification (mais conhecido por Bandeja de Sistema). Pode definir os ícones que ficam escondidos com base nos respectivos programas: faça duplo clique no ícone Taskbar and Start Menu no Control Panel e clique em Customize Button, no canto direito inferior.

26 O Windows XP usa um sistema de partilha de arquivos simples. Para o melhorar, abra o Explorer do Windows, selecione Tools, Folder Options, View e depois dirija-se à lista de Advanced Setting. Desactive a opção Use Simple File Sharing.

27 O Device Manager possui um novo botão denominado Scan, servindo para alterações de hardware, o que torna a adição de hardware muito simples. É o último botão da barra de ferramentas.

28 O Windows XP possui um monitor de performance, o qual mede o uso de memória, disco rígido e processador. Está no Control Panel, em Administrative Tools.

29 Pode configurar a sua máquina de modo a ficar sincronizada com um servidor de tempo de Internet, desde que não esteja ligado a um domínio em rede. Faça duplo clique no ícone Date and Time Properties que se encontra no Control Panel, selecione o separador Internet Time e escolha um servidor.

30 O Control Panel tem uma frente agradável, na qual todos os ícones estão organizados em secções. A desvantagem disto é que demora mais tempo a acessar a alguns destes ítens, pelo que pode voltar ao velho sistema se selecionar a opção Switch to Classic View.

31 O ClearType é uma nova tecnologia de rendering de tipos de letra que melhora a aparência de tipos de letra para monitor. Clique com o botão direito do mouse no desktop, selecione Appearence, Effects e defina o ClearType como o sistema de "amaciamento" de tipos de letra.

32 O utilitário System Restore pode salvá-lo de muitas dores de cabeça, mas para ser eficiente tem de fazer backups regulares. Para o fazer, clique em Start, All Programs, Acessories, System Tools, System Restore. Escolha Create a Restore Point, clique em Next, dê-lhe um nome e clique em Create.

33 Carregue em [Win] + [U] para chamar o Utility Manager: um atalho para controlar o Magnifier, Narmouser e teclado on-screen.

34 Carregue em [Alt esquerdo] + [Shift esquerdo] + [NumLock] para ligar e desligar os MouseKeys. Deste modo, fica com um meio alternativo para controlar o movimento do mouse com as teclas do teclado numérico.

35 [Alt] + [Esc] serve para passar através dos ítens activos de acordo com a ordem com que eles foram abertos: em algumas situações, este é mais aconselhável para usar do que o método [Alt] + [Tab].

  Uma disquete é a única maneira de ficar de novo com a sua conta, caso tenha esquecido a senha
36 Se estiver numa página com vários tabs, pressione[Ctrl] + [Tab] para passar por todos os tabs. Se carregar em [Shift] + [Tab], move-se no sentido contrário ao [Ctrl] + [Tab].

37 Carregue em [Shift] cinco vezes para activar/desactivar as StickyKeys.

38 Mantenha a tecla [NumLock] pressionada durante cinco segundos para ativar ou desativar a função ToggleKeys: faz um som quando carrega nas teclas [CapsLock], [ScrollLock] ou [NumLock].

39 Pode comprimir e encriptar pastas para poupar espaço e proteger arquivos pessoais. Clique com o botão direito do mouse na pasta, selecione Properties, clique no botão Advanced e ative a caixa apropriada.

45 Se tiver problemas a desligar o seu computador, certifique-se de que o ACPI está ativado no Windows. Vá ao Device Manager, abra o ramo Computer e verifique se o ACPI não está desativado.

46 Se o seu PC apenas suporta os sistemas APM mais antigos, as opções relativas à gestão de energia podem ser acedidas em Control Panel, Power Options. Selecione o separador APM.

47 As definições da Memória Virtual podem ser encontradas na janela do System Properties, selecionando Advanced, Performance Setting, Advanced, Virtual Memory.

48 Para criar um disquete MS-DOS de boot no Windows XP, clique com o botão direito do mouse no drive de disquetes, selecione Format e depois ative a opção Create an MS-DOS Startup Disk antes de clicar em Start.

49 O Windows XP vem com o QuickLaunch da Taskbar desativado, mas é muito fácil ativá-lo. Simplesmente, clique na Taskbar com o botão direito do mouse, selecione Toolbars e clique em Quick Launch.

50 A barra de ferramentas Adress pode ser usada para mais coisas para além de oferecer uma ligação rápida a diversos sites. Pode usá-la como a caixa Run: escreva apenas o nome do programa relevante.

51 A Briefcase foi escondida no Windows XP. Para a obter, clique com o botão direito do mouse no desktop e selecione New, Briefcase.

52 O utilitário System Information pode ser encontrado no menu Start, sob System Tools: é uma excelente maneira de resolver conflitos de hardware.

53 O Windows XP dá-lhe três maneiras de fazer o backup do seu computador: pode usar o System Restore, o Normal Backup e o Automated System Recovery. Este último não é mais do que um disquete com os arquivos certos para pôr um sistema morto a funcionar outra vez.

54 A melhor maneira de descobrir problemas relacionados com o boot é ainda o System Configuration Utility: escreva msconfig em Start, Run. Mas agora tem mais uma área, os Services: por isso, verifique nesta área se também se detectam alguns problemas.

55 Pressione[Ctrl] + [Alt] + [Del] para fazer aparecer o Windows Task Manager: uma versão muito mais poderosa do Close Program.

56 O Windows ME tornou o ato de mover a pasta do My Documents numa questão de cliques com o mouse. O mesmo acontece neste Windows XP. Abra o Explorer do Windows, clique com o botão direito do mouse em My Documents, selecione Properties, clique em Move e escreva a nova localização da pasta.

57 Uma das mais poderosas ferramentas do Windows XP é o Group Policy Editor. Para correr esta excelente ferramenta, pressione  Start, Run e escreva gpedit.msc, clicando em OK.

58 Caso seja perturbado por ícones de pastas partilhadas no local do My Computer, vai ficar aliviado ao saber que se pode livrar desses ícones. Execute o Regedit e dirija-se a: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\MICROSOFT\Windows\
CurrentVersion\Explorer\My Computer\NameSpace\DelegateFolders. Esta contém uma chave chamada de {59031a47-3f72-44ª7-89c5-5595fe6b30ee}. Apague-a e reinicie o computador.

  Aumente drasticamente as suas opções no Windows Components Wizard revelando mais arquivos Windows
59 O tema instalado de origem para o Windows XP contém três esquemas de cor. Para experimentar os outros, clique com o botão direito do mouse no desktop, selecione Properties, clique em Appearance e selecione uma opção diferente em Colour Scheme.

60 Pode arrastar e soltar os programas mais usados que aparecem no painel esquerdo do menu Start, incluindo prendê-los no topo da lista e arrastando-os para essa zona. Deste modo, pode adicionar os seus próprios de e-mail ou Internet à lista.

61 Outra das maneiras de definir os seus próprios programas de Internet e e-mail é clicar com o botão direito do mouse no menu Start, selecionar Customize e depois usar as opções que se encontram no fundo do tela.

62 Se verificar que não pode arrastar e soltar ícones no menu Start, deve clicar numa área não usada do menu, selecionar Properties, Customize, Advanced e depois certificar-se de que a opção Enable Dragging and Dropping está ligada.

63 Pode aumentar o tamanho da lista dos mais usados. Clique com o botão direito do mouse no menu Start, selecione Properties, Customize e aumente a definição de Number of Programs on Start Menu (pode encaixar ainda mais se utilizar ícones pequenos).

64
Caso não goste no novo menu Start, pode sempre mudar para o aspecto antigo, clicando com o botão direito do mouse na Taskbar, selecionando Properties, Start Menu e depois carregando nos botões Classic Start.

65
Pode especificar o que quer que apareça no menu Start tradicional, clicando no botão Customize que aparece uma vez selecionado o botão do Classic Start.

66
O novo menu Start é muito bonito, mas pode tornar-se um pouco lento, especialmente se tiver um computador mais antigo. Para lhe aumentar a velocidade, clique com o botão direito do mouse no desktop e selecione Properties, Appearance, Effects e desactive a opção Show Shadows Under Menus.

67
O número de entradas na lista de Add/Remove Windows Components não mostra todos os arquivos que pode remover. Para expandir esta lista, edite o arquivo Sysoc.inf que se encontra na pasta Windows\Inf. Faça uma pesquisa, procurando todas as entradas ,hide, substituindo-as por , (vírgula). Se agora rodar o Windows Components Wizard vai encontrar muito mais opções.

68 Se não quiser usar ao Windows Messenger, pode usar a dica anterior para mostrar o programa no Add/Remove Windows Components Wizard. Basta selecioná-lo e removê-lo.

69 Existe um ligeiro atraso entre o gesto de carregar no botão Start e o aparecimento efetivo do menu. Para controlar este atraso, Execute o Regedit e dirija-se a HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop\MenuShowDelay. Reduza o valor de 400 para 200 ou menos.

70 O ClearType é definido numa base de utilizador, razão pela qual não aparece na tela de boas vindas. Para o ativar, use o Regedit para alterar o valor de HKEY_USERS\.Default\Control Panel\Desktop\FontSmoothingType para 2.

  Defina como os nomes das faixas do CD que acabou de gravar são construídos na tela File Name Options
71 Não há qualquer opção para o Hibernate na tela para desligar o PC? Mantenha a tecla [Shift] pressionada para revelar esta opção.

72 Vai encontrar dois botões que controlam os efeitos do XP no separador Appearance do Display Properties. Desactive estes efeitos para o Windows ficar mais rápido.

73 Para uma ótima performance chame o System Properties, clique em Advanced, Performance, Settings. Selecione o botão Adjust for Best Performance para o modo turbo.

74 Se quiser entrar automaticamente no Windows XP, sem ter a tela do Windows, escreva control userpasswords2 em Run, desactivando a opção Users Must Enter a User Name and Password to Use This Computer.

75 Tem problemas a correr um programa antigo? O XP contém um modo de compatibilidade para programas. Clique como botão direito do mouse no programa em questão e selecione Properties, Compatibility.

76 Se a conta que está usando não tem direitos de Administrador, mas precisa de instalar software, pode fazê-lo sem ter de fazer log out. Pressione a tecla [Shift] enquanto clica com o botão direito do mouse no arquivo de instalação do programa, escolha Run As e escreva o nome e a senha de Administrador.

77 Está farto que lhe digam que instalou novo software? Clique com o botão direito do mouse em Taskbar, selecione Properties, Start Menu, Customise, Advanced e desactive a opção Highlight Newly Installed Software.

78 Por default, o Explorer abre na pasta My Documents. Para começar no nível superior, clique com o botão direito do mouse no Explorer, selecione Properties e em Target escreva /n,/e,/select, C:\.

79 Pode converter qualquer pasta para ver imagens como a pasta My Pictures. Clique com o botão direito do mouse na pasta, selecione Properties e escolha o separador Customise, escolhendo um modelo adequado.

80 Explore from Here é um tweaking do Explorer sensível ao contexto. Dirija-se a HKEY_CLASSES_ROOT\Folder\Shell no Regedit e crie uma nova chave chamada de Explore from Here. No interior dessa, crie outra chamada command. Configure o valor desta chave para "explorer.exe /e, /root,%1".

81 Ao pressionar [Win] + [L] vai aparecer-lhe uma tela para os utilizadores fazerem log in, desde que não esteja ligado a um domínio em rede. Caso esteja, a mesma combinação de teclas bloqueia o seu computador.

82 Se acha que o Fast User Switching é uma ameaça à segurança do seu computador, pode sempre desligá-lo. Selecione o ícone User Acounts no Control Panel, clique em Change the Way Users Log on or off e desative a caixa inferior.

83 Convém lembrar que não pode desactivar este Fast User Switching se mais do que uma conta estiver aberta no seu computador: feche todas as outras primeiro.

84 Para reverter para o comando de logon mais clássico, o qual requer tanto o nome como a senha, ative esta opção no mesmo local que o Fast User Switiching.

85 As contas dos convidados oferecem acesso limitado ao seu PC, sendo um excelente modo de deixar alguém utilizar o seu computador. Estes utilizadores não têm acesso a qualquer tipo de arquivo protegido com senha ou definições, não podendo igualmente instalar software.

86 Se apenas criar uma conta de utilização, a conta do Convidado fica desativada. Pode ativá-la na tela Users Acounts desde que tenha privilégios de Administrador.

87 Caso tenha imensas senha para redes e sites, pode usar a tela Stored User Names and Passwords para salvar esta informação. Selecione a sua conta de utilizador em Pick an Acount to Change e depois active a opção Manage my Network Passwords.

88 Caso se esqueça da senha do Windows XP, não vai poder entrar nessa conta novamente, o que pode revelar-se devastante. Para que tal não aconteça, crie uma disquete de recuperação de senha. Em User Acounts selecione a sua conta e selecione Prevent a Forgotten Password.

89 Caso tenha uma conta protegida com por uma palavra chave que não use muito, provavelmente esquece-se dela. Use a caixa Password Hint que se encontra por debaixo da secção Change Password em Users Acount.

90 Se a sua conta estiver protegida por uma senha, deve ativar a senha de segurança da proteção de tela. Clique com o botão direito do mouse no desktop, selecione Properties, Screen Saver e ative a opção On Resume, Password Protect. A senha é a mesma do login.

91 Embora possa usar o Media Player para reproduzir DVDs, precisa de hardware ou software para o decodificar.

92 Antes de se sentar confortavelmente para ver um DVD, certifique-se de que desligou a proteção de tela. Para o fazer, clique em Tools, Options e desative a opção Allow Screen Saver During Playback.

93 Se, de repente, descobriu que os seus velhos arquivos AVI estão cheios de interferências, deve executar o Windows Movie Maker: selecione View, Options e desactive a opção Automatic Create Clips. Importe o filme e salve-o para poder limpar.

94 Caso queira copiar um CD para o seu disco rígido, pode definir o modo como os nomes das faixas são salvos. Selecione Tools, Options, Copy Music, Advanced e configure as propriedades dos nomes de arquivos.

95 Embora o Windows XP suporte a gravação de CDs em formato MP3, precisa de um codec de terceiros para o fazer. Mesmo que não o possa fazer, pode sempre usar o codificador WMA.

96 Pode configurar automaticamente o Windows XP para utilizar a capa certa para os álbuns de MP3. Basta descarregar ou digitalizar a capa do álbum para o seu PC, colocá-la na pasta certa e dar-lhe o nome .jpg.

97 O Windows Media Player 8 suporta seis taxas de compressão diferentes para a codificação em WMA. Por default, está configurada para 64 kbps, mas pode puxá-la para os 192 kbps em Tools, Options, Copy Music e movendo a barra Copy Settings para a direita.

98 Uma vez que o interface do Windows Media Player 8 pode ser algo enganoso, a maneira mais fácil de adicionar arquivos é simplesmente arrastá-los do Explorer para a janela do Media Player.

99 Caso tenha problemas na reprodução de vídeo, verifique Video Aceleration Settings, selecionando Tools, Options, Performance e clicando no botão Advanced.

100 Está com problemas paraa criar um CD de música com o Windows Media Player? Isso se dever ao fato do Windows XP vir com uma camada ASPI especializada. Tente utilizar o seu  software normal de gravação de CDs.

www.pgredes.hpg.com.br