Carregando Pesquisa
Facebook Twitter
Apostilas Artigos Tutoriais Aulas Blog Ferramentas de Rede Fórum Downloads Colabore Fale Conosco
» tutoriais
:: Acesso Remoto através do VNC

Alexandre Batista Domingues em 22/12/2005

 

Apesar de simples, muitos usuários nos perguntam como instalar e utilizar o VNC.
Faremos então uma demonstração desse sistema gratuito e simples, mas de grande utilidade que é o VNC
(Virtual Network Computing).

A grande vantagem do VNC sobre os outros recursos de acesso remoto é que além de ser totalmente gratuito ele funciona em windows, linus, MacOS e até mesmo em handhelds usando Windows Ce, desde que usado em redes TCP/IP.

A desvantagem do VNC é que ele precisa ser instalado nas duas máquinas que irão se comunicar. A máquina que será controlada deverá ser instalado o módulo "Server" do VNC e na máquina que irá controlar basta instalar o módulo "Viwer". Os dois módulos podem ser instalados juntos na mesma máquina e usados simultâneamente. Por exemplo: Você acessa uma máquina remotamente, e, a aprtir dessa máquina acessar uma outra. Parece estranho, mas isso é comum para acessar pela inernet uma máquina que está numa LAN mas ela própria não tem interface direta com a internet, (IP válido). Ou seja, é necessário acessar alguma outra estação dessa LAN e a partir daí acessar a máquina desejada. Obviamente podem existir outros meios para tal, como por exemplo mapear através do proxy a porta da estação.

A versão do VNC chamada ultraVNC possui alguns recursos a mais sobre a versão anteriores, como a possibilidade de ser inicializado como um serviço do Windows, transferência de arquivos, compressão de vídeo e outros. Como esta última é uma versão melhoreda e também gratuita, vamos portanto nos basear nela nesse tutorial.

Instalação

Baixe aqui a versão 1.01 do UltraVNC.
Ao executar o "setup", aparecerá a tela para que seja escolhida a linguagem.

Clique em "Next" na tela de apresentação:

Leia e aceite os termos para a instalação do software para prosseguir:

Clique em "Next" novamente:

Selecione o diretório onde será instalado o UltraVNC:


Selecione os módulos e componentes a serem instalados. Lembrando que você poderá instalar apenas o módulo Viewer para acessar uma outra máquina ou o módulo "Server" para ser acessado remotamente.

Selecione a descrição que irá ficar no menu iniciar do seu sistema operacional:

Selecione os recursos adicionais que desejar.
Para a instalação básica do ultraVNC não é necessário escolher nenhum recurso adicional.

Caso você tenha optado pela instalação básica, bastará agora clicar em "Next" nas telas seguintes e em "Finish" na última tela desse processo de instalação.

Configuração

Para iniciar o uso do ultraVNC, procure no menu iniciar por "UltraVNC" ou o outro nome que você tenha escolhido durante a instalçao.

Escolha o módulo desejado, "Viewer" para acessar outra estação ou "Server" para que a sua estação seja acessada.
Caso tenha optado por "Viewer" aparecerá a seguinte tela, para que você digite o IP da máquina que deseja acessar que está utilizando o módulo "Server". Caso a máquina seja encontrada, aparecerá outra tela em seguida pedindo a senha que foi colocada no módulo "Server" do VNC que está na outra ponta.

Caso tenha optado pelo módulo "Server" aparecerá a seguinte tela onde, você deverá criar uma senha para que a máquina remota apenas consigar acessá-lo caso possua a mesma senha. Portanto, nada de senhas como seu nome, nome da empresa etc, pois a segurança da sua estação depende disso.

Existem muitos outros recursos do UltraVNC que você poderá explorar aos poucos. Muitos dependem da sua infra-estrutura outros dependem apenas do seu gosto pessoal.

Atenção, caso você utilize algum firewall, é necessário que a porta TCP5900 esteja livre ou TCP5800 para acesso via java applet.

Atualmente, além do "Terminal Services da Microsoft", você também pode encontrar o "Atelier Web Remote Commander" para acesso remoto. Este último, não é necessária a instalaçao de nenhum plugin ou versão client na máquina remota, porém é pago e funciona apenas em plataforma Windows. Em ambientes corporativos, pode ser uma boa opção pela sua praticidade.

 

Alexandre Batista Domingues
Analista de Suporte do Centro Universitário de Volta Redonda RJ,
graduado em Tecnologia em Processamento de Dados e Projeto e Gestão de Redes

Imprima

© www.projetoderedes.com.br - Termos e Condições de Uso