Carregando Pesquisa
Facebook Twitter
Apostilas Artigos Tutoriais Aulas Blog Ferramentas de Rede Fórum Downloads Colabore Fale Conosco
» artigos
:: Configurando o SpeedStream 5200 - E270 como Router para Velox

Hudson C. S. de Souza - www.Abusar.org Ago/2004

 

Nesse tutorial você encontrará a solução para o roteamento do SpeedStream 5200 - E270 para versões que não aceitam a atualização do Firmware Update_E270_A21_70-7_1086-503.exe, pois, neste caso, os manuais disponíveis na maioria dos sites não funcionam. 

Também é ensinado como compartilhar a conexão velox em rede Windows e Linux.

Tudo nesse material foi testado numa rede de três computadores, esta composta por 2 PC'S com Windows XP pro SP1 e 1 Windows 98 SE. Todos com placa de rede padrão ethernet, e conectados ao modem utilizando um Switch/Hub - LG 8P ("palm size"), este conectado ao modem por meio de um cabo de rede, full-duplex, cripado em crossover (Xover) e estações ligados ao Switch/Hub com cabos, full-duplex, crimpados em paralelo.

O modem foi acessado por meio de uma máquina com Windows XP e além da interface de rede, a interface USB também estava conectada ao modem, esta depois removida.

Definir o ip 10.0.0.2, máscara de sub-rede 255.255.255.0 e gateway 10.0.0.1, na máquina a partir da qual será feito o roteamento, para que seja possível acessar a interface do modem. Se você não sabe como fazer isso, então vá para a seção "Parte II: Distribuindo o velox em rede", nesse mesmo documento, e veja como proceder.

Parte I: Roteando o modem

Siga os seguintes passos:

1. Execute seu navegador web (Internet Explorer, Netscape, Mozilla, Firefox,....).
2. Digite o seguinte endereço: http://10.0.0.1/

Como ainda não há senhas cadastradas será exibida uma tela semelhante a esta:

Fig. 0. Tela de cadastro de senhas de usuários administradores.

Digite o nome do usuários e senhas, deixe a opção "Requer login de administrador para acessar as páginas de configurção" habilitada e click no botão "Salvar configurações".

3. Na versão do modem que recebi da Telemar, mesmo configurando a senha de administrador,  não tive acesso ao menu completo de configuração, mas, não fique preocupado o link* http://www.abusar.org/manuais/5200/menufull.htm contém um tutorial perfeito que vai lhe garantir acessar completamente o menu de configuração. Siga todos os passos do mesmo e depois retorne a esse tutorial.

* O link contém informações para o acesso ao menu do E-240 e algumas versões do E270, mas, no nosso o endereço é http://10.0.0.1/pfwizard.htm

4. Acesse novamente a página principal: http://10.0.0.1/ click em Login e digite o usuário e a senha que você criou no item 3 desse tutorial.

Fig 1. Menu do SpeedStream 5200 - Bem-vindo

5. No menu esquerdo click Configurações > Interface WAN  , você verá a seguinte tela:

Fig 2. Menu do SpeedStream 5200

6. Abaixo dessa tabela você verá o botão: "Adicionar+um+novo+VC". Click no mesmo.

7. As telas a seguir foram configuradas para o Velox Telemar.

Preencha os valores que você vê na tela baixo, fig. 3 e click o botão "Avançar".

 

Fig. 3. Configurações ATM

8. Selecione a opção "PPPoE" e click em "Avançar"

 

Fig. 4. Seleção de protocolo

9. Selecione a opção "com Bridge PPPoE"

 

Fig. 5. PPoPE Tipo

10. Selecione a opção "Não"

 

Fig. 6. PPoPE com Bridge

11. Escolha a opção 1.

 

Fig. 7. PPoPE contagem de Sessão

12. Digite o "Nome do Usuário" e a "Senha" do seu provedor de acesso. Por exemplo: "[email protected]" e senha: "suasenha".

 

Fig. 8. Informações do Usuário

13. Selecione a opção "Conectar automaticamente ao desconectar". Se o modem for reiniciado ele mesmo irá rediscar.

 

Fig. 9. PPP Opções

14. Deixe essa tela com está. Click no botão "Avançar".

Fig. 10.

15. Selecione as opções abaixo e click em avançar:

Fig. 11.

16. Digite um nome para a conexão e click em avançar ou concluir.

Fig. 12.

17. Após concluir, você deve habilitar a interface. A interface ativada é a que está com "Actions" com valor "Desativar". Para Ativar/Desativar, basta clicar sobre o botão.

Fig. 13.

18. Ative o DHCP. No menu esquerdo: Configuração > DHCP, Selecione a opção "Servidor de DHCP: Ativar"

Fig. 14.

19. Depois disso reinicie o modem clicando no menu esquerdo na opção Ferramentas > Reinicializar, ou mesmo desligue o modem e em seguida ligue-o novamente.

20. Após o modem ter reiniciado e o led DSL na cor verde indicar o recebimento do sinal, inicie seu navegador e acesse o site do modem http://10.0.0.1/ e verifique se os valores das conexões estão "Para cima". Isso indica que tudo ocorreu bem. O número do MAC foi propositalmente apagado.

Fig. 15.


Parte II: Distribuindo o velox em rede:

Caso 1. Microsoft Windows XP (Descrição detalhada)

Você deve configurar todas as máquinas da rede com segue.

1. Configure o DNS do velox na sua interface de rede. No Windows XP execute: Iniciar > Painel de Controle > Conexões de Rede e será exibida a tela a seguir.

Fig. 16.

2. Selecione a conexão desejada e em seguida click com o botão direito do mouse sobre a mesma e escolha a opção propriedades. Após esses procedimentos deve ser exibida a seguinte tela.

Obs. Não há necessidade de instalar outros protocolos além do TCP/IP.

Fig. 17.

3. Selecione "Protocolo TCP/IP" e click em propriedades. A seguinte tela será exibida:

Fig. 18.

4. Certifique-se que os botões para obter endereço IP automaticamente e servidor de DNS estejam habilitados.

5. Se você quiser uma rede com ip's estáticos proceda da seguinte forma: No campo "Endereço IP" coloque valores de 10.0.0.2 à 10.0.0.254. Conserve os valores abaixo para a Máscara e Gateway e DNS.

 

Fig. 19.

6. Click o botão "OK" e inicie seu navegador para autenticar o site do velox.

Caso 2. Linux (Descrição resumida)

Para distribuir a conexão numa rede Linux basta, em cada estação, instalar o DHCP (mais fácil) ou configurar os IP'S estáticos e definir o DNS como os endereços descritos no caso 1.

Esse caso foi testado em um RedHat Linux 9.0, nesta mesma rede.

Observações gerais para a Parte 2

Essa configuração é para usuários que usam provedores de conteúdo, onde a autenticação pode ser realizada diretamente pelo modem, como mostrado no passo 12 da Parte I. Assim, nenhum usuário vai precisar se autenticar, podendo iniciar a nevegação em qualquer site de sua preferência, desde que seu navegador não tenha nenhuma configuração de proxy habilitada.

Conclusões

Ainda não há uma fórmula para rotear o E-270, entretanto, a versão que aceita a atualização do firmware tem um processo de roteamento mais complexo, exigindo do usuário comum conceitos um tanto "avançados", como por exemplo: transferir arquivos via FTP para o modem. 

Um tutorial de excelente qualidade, para esse caso, pode ser acessado neste link http://www.abusar.org/manuais/c_speedstream_E270.html.

Sistema de comentários desenvolvido por Disqus
© www.projetoderedes.com.br - Termos e Condições de Uso