Kaspersky libera solução anti-ransomware gratuita para empresas

hacking

A Kaspersky Lab lançou um software gratuito que ajuda empresas a ampliarem seus níveis de segurança contra ataques de ransomware. Segundo a provedora, o Anti-Ransomware Tool for Business ajuda organizações a identificarem padrões de comportamento típicos dessas ameaças, protegendo endpoints Windows.

“As funcionalidades possibilitam bloquear e reverter alterações prejudiciais ao sistema”, afirma a fabricante de ferramentas de proteção, destacando que programas maliciosos que infectam computadores e criptografam dados corporativos em troca de resgate são um grande problema para companhias.

O estudo, baseado nas estatísticas da própria provedora, mostra aumento de quase seis vezes no número de ataques de ransomware a empresas, chegando a 158,6 mil nos últimos 12 meses.

De acordo com uma pesquisa da fornecedora, quase 42% das companhias de pequeno e médio porte (PMEs) foram vítimas desse tipo de ataque nos últimos 12 meses. Dentre as vítimas, 34% pagaram resgate e um quinto não foi capaz de recuperar seus dados, mesmo atendendo às demandas dos criminosos.

O Anti-Ransomware Tool for Business é compatível com soluções de segurança de terceiros e deve ser usado como medida complementar no combate ao ransomware.

A provedora recomenda soluções ferramentas adicionais que forneçam maior proteção em todos os níveis de rede, incluindo tecnologias de segurança para estações de trabalho, servidores de arquivos e dispositivos móveis contra todos os tipos de malware e ataques sofisticados.