“Vidro” que escurece ou clareia automaticamente e gera energia

Janela que respira oxigênio

Pesquisadores de Cingapura desenvolveram uma janela inteligente que pode escurecer ou clarear sem a necessidade de uma fonte de energia externa.

A janela inteligente usa uma mudança de cor totalmente reversível e capta sua própria energia do ar ambiente.[Imagem: Jinmin Wang - 10.1038/ncomms5921]

A janela inteligente usa uma mudança de cor totalmente reversível e capta sua própria energia do ar ambiente.[Imagem: Jinmin Wang – 10.1038/ncomms5921]

A janela que muda de cor não apenas não requer eletricidade para funcionar, como também ela própria é uma bateria recarregável – a energia capturada e armazenada pela janela pode ser usada para outras finalidades, como alimentar aparelhos eletrônicos de baixa potência ou fontes de luz à base de LEDs.

A janela inteligente muda suas propriedades de transmissão de luz à luz do dia, assumindo uma tonalidade azul, o que reduz a penetração da luz em cerca de metade. À noite, ou quando necessário, ela volta a ser um vidro transparente.

Mas ela faz mais do que isso: a janela é também uma bateria que se recarrega usando apenas o ar ambiente.

“Nossa nova janela inteligente eletrocrômica é bifuncional: ela é também uma bateria transparente. Ela carrega e fica azul quando há oxigênio presente no eletrólito – em outras palavras, ela respira,” explica o professor Sun Xiao Wei, da Universidade Tecnológica de Nanyang.

Azul e branco da Prússia

O dispositivo consiste em um eletrólito líquido colocado entre duas folhas de vidro revestidas com óxido de índio-estanho (ITO), o mesmo material usado como revestimento em telas sensíveis ao toque.

Uma das folhas de vidro é revestida com uma camada adicional de um pigmento conhecido como azul da Prússia, enquanto a outra fica ligada a uma tira fina de alumínio, compondo o circuito da bateria recarregável.

As duas folhas de vidro são conectadas por fios elétricos comuns. Quando o circuito elétrico entre elas é quebrado, inicia-se uma reação química entre o azul da Prússia e o oxigênio dissolvido no eletrólito, tornando o vidro azul. Para voltar a ser transparente, o circuito elétrico é fechado para descarregar a bateria, transformando o azul da Prússia em um incolor branco prussiano.

A equipe anunciou que está melhorando sua invenção enquanto aguarda acordo com parceiros da indústria para comercializar a tecnologia.

 

fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=janela-inteligente-respira-gera-sua-propria-energia&id=010125150123