Cinco pontos fundamentais na adoção de computação em nuvem

 
 
Avaliações de preço, desempenho e SLA tornam-se fundamentais para sucesso dos projetos de computação em nuvem
 
Existem cinco fatores fundamentais que potenciais usuários deveriam estar certos em explorar quando consideram a adesão à computação em nuvem. Elaborei um checklist cujos itens têm conexão entre si. Um forum chamado Data Center Knowledge tem uma peça importante, escrita por um veterano de cloud, baseado nos fundamentos da interação com os fornecedores de nuvem. O autor pontua que ele fala primariamente em infraestrutura como serviço, mas que a teoria se aplica tanto para software como serviço (SaaS, da sigla em inglês) e plataforma como serviço (PaaS). Ele divide suas considerações em cinco categorias:
 - Preço: não há dúvidas de que computação em nuvem tem relação direta com racionalização dos custos. Mas os usuários precisam ter em mente de onde os custos vêm em cloud. O autor avisa: "quando comparar provedores de nuvem, você precisa avaliar sob três dimensões: computacional, armazenamento e largura de banda." O fornecedor precisa oferecer um preço baixo em um ou dois elementos.   - Desempenho: isso é essencial tanto em latência quanto em continuidade. Entenda onde seu parceiro pretende rodar suas aplicações. O storage I/O é com freqüência meio que deixado de lado, mas trata-se de um fator importante porque "storage IO, não CPU, é frequentemente uma chave determinante no desempenho bom ou ruim de sua aplicação na nuvem." - Segurança: a primeira consideração aqui é quem será o responsável pela segurança? Os vendedores começaram a entender o quão crítico este ponto é os níveis corporativos das organizações e estão melhorando as capacidades de segurança. O local onde os dados irão residir pode ser importante para algumas companhias por conta de regulamentações de privacidade.   - Acordo de nível de serviço (SLA, da sigla em inglês): avalie as possibilidades e compare, já que diversos fornecedores oferecem diferentes SLA"s com variados acordos de preços. E lembre-se de que a palavra mais importante em SLA é consequência. - Suporte: qual nível o fornecedor oferece e por qual custo?  
Fonte: www.itweb.com.br  John Soat | InformationWeek EUA
02/06/2010