Estamos nas Redes Sociais: Facebook Twitter
Apostilas Vídeos Artigos Aulas Tutoriais Notícias Ferramentas de Rede Fórum Downloads Blog Colabore Fale Conosco

Projeto de Redes
está hospedado em: metrored.com.br

100% IPv6 Este Sítio Web é acessível via IPv6!
» artigos
:: Transferência Temporária de Chamadas Telefônicas

José Mauricio Santos Pinheiro em 01/11/2004

 

O serviço de transferência temporária de chamadas, popularmente conhecido como "Siga-me", é um tipo de serviço disponibilizado pelas empresas prestadoras de serviços de telefonia que permite a transferência de chamadas de um número telefônico para outro, onde o usuário poderá ser encontrado temporariamente, ou seja, com o serviço Siga-me é possível redirecionar as chamadas recebidas para outro telefone, fixo ou móvel, bastando contratar o serviço.

O Siga-me (follow-me, em inglês), tem uma mensalidade fixa cobrada na conta telefônica. Ao programar o serviço, o usuário irá pagar pelas chamadas encaminhadas para telefones previamente programados (celulares ou fixos), pagando as tarifas conforme o plano de serviço contratado. O valor das ligações transferidas é debitado automaticamente na linha que programou a transferência. Se o usuário ativar o Siga-me para um telefone com DDD diferente, também pagará a tarifa da operadora de longa distância que foi programada normalmente da seguinte forma:

Os pulsos das chamadas feitas para o telefone do usuário serão cobrados de quem está ligando normalmente;

Os pulsos das ligações transferidas do telefone do usuário do serviço para o número programado serão cobrados na conta telefônica, inclusive as tarifas de chamadas interurbanas e/ou para celular.

Para as ligações de celulares, algumas operadoras disponibilizam o serviço em duas categorias diferentes:

Incondicional - o sistema encaminha as chamadas que seriam para o número celular diretamente para o número indicado;

Condicional - o sistema chama primeiramente o número do celular do usuário do serviço. Caso a ligação não seja respondida, ela será encaminhada para o número indicado.

Siga-me em "Callback"

O "Callback", também conhecido como International Callback, é um artifício praticado por algumas empresas para evitar as tarifas regulares de longa distância cobradas pelas empresas de telefonia pública. O procedimento do "Siga-me" pode ser utilizado nas operações de "Callback" para modificar o número de telefone registrado, ou seja, para mudar o número para onde a chamada é retornada quando o usuário acessa o sistema de uma operadora que oferece o serviço de callback.

Nesse caso, o uso do Siga-me é bastante simples: basta o usuário acessar o sistema, discando o prefixo DDI da localidade (incluindo os códigos internacionais de cada país). O telefone deve chamar algumas vezes (normalmente de quatro a cinco vezes). Após esse momento ouve-se um tom de discar diferente e deve-se então entrar com o código de autorização (normalmente de 10 dígitos). Uma voz digitalizada solicita o novo número para callback, que deve ser digitado conforme o padrão do país onde está localizado o serviço. Nesse ponto, a conexão telefônica deve ser desfeita e, se a operação foi bem sucedida, o usuário irá receber as chamadas de callback nesse novo número (até que o modifique novamente). Observar que nesse caso o usuário será cobrado pela companhia telefônica local pela chamada internacional, já que a mesma foi efetivamente completada (ao contrário da chamada callback normal, quando o usuário desliga antes da ligação ser completada).

Em uma outra variação, a chamada é gerada automaticamente do exterior, chamando o usuário em um horário predeterminado, pedindo que o mesmo disque o número desejado ou forneça o tom de discagem de sua origem. Também nesse caso o usuário originador (que assina o serviço de callback) é faturado com base nas tarifas da localidade onde está sediado o serviço.

José Maurício Santos Pinheiro
Professor Universitário, Projetista e Gestor de Redes, 
membro da BICSI, Aureside e IEC.

Autor dos livros:
 
· Guia Completo de Cabeamento de Redes ·
· Cabeamento Óptico ·
· Infraestrutura Elétrica para Redes de Computadores
·
· Biometria nos Sistemas Computacionais - Você é a Senha ·

E-mail: jm.pinheiro@projetoderedes.com.br

divisao


Guia Completo de Cabeamento de Redes 2ª Edição


divisao

Livro - Da Iniciação Científica ao TCC
Sumário
divisao

Infraestrutura Elétrica para Redes
Sumário
divisao

Livro Biometria
Sumário
divisao


Livro Guia Completo de Cabeamento de Redes
Sumário

© www.projetoderedes.com.br - Termos e Condições de Uso