carregando Pesquisa
Estamos nas Redes Sociais: Facebook Twitter
BriP
Apostilas Vídeos Artigos Aulas Tutoriais Notícias Testes On-Line Fórum Glossário Downloads Blog Colabore Fale Conosco
Compartilhe:

Projeto de Redes
está hospedado em: metrored.com.br

» artigos
:: Transferência Temporária de Chamadas Telefônicas

José Mauricio Santos Pinheiro em 01/11/2004

 

O serviço de transferência temporária de chamadas, popularmente conhecido como "Siga-me", é um tipo de serviço disponibilizado pelas empresas prestadoras de serviços de telefonia que permite a transferência de chamadas de um número telefônico para outro, onde o usuário poderá ser encontrado temporariamente, ou seja, com o serviço Siga-me é possível redirecionar as chamadas recebidas para outro telefone, fixo ou móvel, bastando contratar o serviço.

O Siga-me (follow-me, em inglês), tem uma mensalidade fixa cobrada na conta telefônica. Ao programar o serviço, o usuário irá pagar pelas chamadas encaminhadas para telefones previamente programados (celulares ou fixos), pagando as tarifas conforme o plano de serviço contratado. O valor das ligações transferidas é debitado automaticamente na linha que programou a transferência. Se o usuário ativar o Siga-me para um telefone com DDD diferente, também pagará a tarifa da operadora de longa distância que foi programada normalmente da seguinte forma:

Os pulsos das chamadas feitas para o telefone do usuário serão cobrados de quem está ligando normalmente;

Os pulsos das ligações transferidas do telefone do usuário do serviço para o número programado serão cobrados na conta telefônica, inclusive as tarifas de chamadas interurbanas e/ou para celular.

Para as ligações de celulares, algumas operadoras disponibilizam o serviço em duas categorias diferentes:

Incondicional - o sistema encaminha as chamadas que seriam para o número celular diretamente para o número indicado;

Condicional - o sistema chama primeiramente o número do celular do usuário do serviço. Caso a ligação não seja respondida, ela será encaminhada para o número indicado.

Siga-me em "Callback"

O "Callback", também conhecido como International Callback, é um artifício praticado por algumas empresas para evitar as tarifas regulares de longa distância cobradas pelas empresas de telefonia pública. O procedimento do "Siga-me" pode ser utilizado nas operações de "Callback" para modificar o número de telefone registrado, ou seja, para mudar o número para onde a chamada é retornada quando o usuário acessa o sistema de uma operadora que oferece o serviço de callback.

Nesse caso, o uso do Siga-me é bastante simples: basta o usuário acessar o sistema, discando o prefixo DDI da localidade (incluindo os códigos internacionais de cada país). O telefone deve chamar algumas vezes (normalmente de quatro a cinco vezes). Após esse momento ouve-se um tom de discar diferente e deve-se então entrar com o código de autorização (normalmente de 10 dígitos). Uma voz digitalizada solicita o novo número para callback, que deve ser digitado conforme o padrão do país onde está localizado o serviço. Nesse ponto, a conexão telefônica deve ser desfeita e, se a operação foi bem sucedida, o usuário irá receber as chamadas de callback nesse novo número (até que o modifique novamente). Observar que nesse caso o usuário será cobrado pela companhia telefônica local pela chamada internacional, já que a mesma foi efetivamente completada (ao contrário da chamada callback normal, quando o usuário desliga antes da ligação ser completada).

Em uma outra variação, a chamada é gerada automaticamente do exterior, chamando o usuário em um horário predeterminado, pedindo que o mesmo disque o número desejado ou forneça o tom de discagem de sua origem. Também nesse caso o usuário originador (que assina o serviço de callback) é faturado com base nas tarifas da localidade onde está sediado o serviço.

José Maurício Santos Pinheiro
Professor Universitário, Projetista e Gestor de Redes, 
membro da BICSI, Aureside e IEC.

Autor dos livros:
 
· Guia Completo de Cabeamento de Redes ·
· Cabeamento Óptico ·
· Infraestrutura Elétrica para Redes de Computadores
·
· Biometria nos Sistemas Computacionais - Você é a Senha ·

E-mail: jm.pinheiro@projetoderedes.com.br

divisao

Livro - Da Iniciação Científica ao TCC
Sumário
divisao

Infraestrutura Elétrica para Redes
Sumário
divisao

Livro Biometria
Sumário
divisao


Livro Guia Completo de Cabeamento de Redes
Sumário

divisao


Livro Guia Completo de Cabeamento de Redes
Sumário

© www.projetoderedes.com.br - Termos e Condições de Uso