Carregando Pesquisa
Facebook Twitter
Apostilas Artigos Tutoriais Aulas Blog Ferramentas de Rede Fórum Downloads Colabore Fale Conosco
» artigos
:: Trabalhando com Qualidade e Conquistando o Cliente

José Mauricio Santos Pinheiro em 05/09/2006

 

Instalar equipamentos, dimensionar a infra-estrutura, especificar e instalar sistemas são algumas das principais atividades de um projetista de redes. Além disso, é muito importante conhecer também os conceitos de topologias, protocolos e de segurança de redes.

Estas são algumas atribuições básicas que fazem a diferença. Mas será que isto é tudo?

Atitude profissional

Além da preocupação com a segurança e a funcionalidade do projeto da rede (cabeamento adequado, equipamentos devidamente instalados, rede elétrica convenientemente dimensionada, etc), o trabalho do profissional de redes também exige descobrir e compreender quais são as reais necessidades dos clientes e a melhor forma de atendê-los.

O primeiro passo é ter em mente que cada cliente deseja receber atenção e ter seu problema solucionado conforme sua necessidade, ou melhor, conforme ele havia imaginado. Lembre-se que, quando um sistema da rede falha, compromete a atividade de quem o utiliza, podendo comprometer também o trabalho de outros indivíduos que indiretamente dele dependem. Assim, sua atitude e o seu conhecimento profissional nesse momento são fundamentais.

Saber ouvir

Para atender da melhor maneira possível o cliente, o profissional deve aprender a perguntar, ouvir com atenção e entender qual solução é a mais adequada para o problema apresentado por seu cliente. Nesse momento é importante assumir uma postura que não transmita uma impressão de quem "sabe tudo", pois cada cliente tem suas próprias necessidades e elas são sempre diferentes.

Atender com qualidade e superar as expectativas

Um contato inicial bem feito é importante, mas não é o bastante. É necessário estar sempre atento ao que o cliente necessita e deseja, mantendo um nível de qualidade desde o início até o final do projeto, e mesmo depois dele. Colocar-se à disposição do cliente e entrar em contato após o trabalho concluído para saber se ele ficou satisfeito com os resultados ou mesmo apenas para sugerir procedimentos de manutenção preventiva é uma atitude que deixa transparecer seriedade e competência. Um atendimento com tal nível de qualidade resulta em maior confiança do cliente e ainda pode garantir que o seu trabalho seja indicado para outras pessoas.

Importante dizer também que fazer o básico, ou seja, apenas o que está estabelecido nas normas e padrões pode não ser o suficiente para atender as reais expectativas do cliente. Na grande maioria das vezes, ele tem pouco ou nenhum conhecimento de como deve proceder.

Auxiliar o cliente para que ele conheça melhor a tecnologia disponível de forma a atender suas necessidades com maior qualidade, conforto e eficiência darão ao projetista um grande diferencial competitivo no mercado.

Conhecer cada vez mais

O bom profissional está em constante aprendizado, aprimorando sempre seus conhecimentos. Quando um profissional trabalha permitindo as chamadas "gambiarras", seja por limitações materiais ou pior, por desconhecimento da técnica ou da tecnologia envolvida, ele consequentemente estará aumentando os riscos para o insucesso do empreendimento como um todo, o que certamente irá significar problemas para o cliente e para ele próprio ao longo do tempo.

O profissional deve se reciclar constantemente, fazer cursos, procurando ficar sempre atualizado e em sintonia com as novas tecnologias e sobre o que há de novidade no mercado onde atua. Assim, saberá utilizar com maior precisão os recursos que permitirão obter o máximo de desempenho nos seus projetos, trabalhando com qualidade e conquistando o cliente.

José Maurício Santos Pinheiro
Professor Universitário, Projetista e Gestor de Redes, 
membro da BICSI, Aureside e IEC.

Autor dos livros:
 
· Guia Completo de Cabeamento de Redes ·
· Cabeamento Óptico ·
· Infraestrutura Elétrica para Redes de Computadores
·
· Biometria nos Sistemas Computacionais - Você é a Senha ·

E-mail: jm.pinheiro@projetoderedes.com.br

© www.projetoderedes.com.br - Termos e Condições de Uso