Carregando Pesquisa
Facebook Twitter
Apostilas Artigos Tutoriais Aulas Blog Ferramentas de Rede Fórum Downloads Colabore Fale Conosco
» artigos
:: Temas para TCC de Rede ou Telefonia

Alexandre Batista Domingues em 23/04/2012

 

A elaboração e defesa do trabalho de conclusão é um momento importante onde o estudante normalmente deve propor formas de aplicar o conhecimento adquirido durante o seu curso.

Nessa hora surgem muitas dúvidas, pois o trabalho não é formado apenas de conhecimentos técnicos, mas sim de muitas escolhas, pontos de vista e criatividade.

Logo no início já surge uma dúvida que é a escolha do tema central do trabalho. 

Trabalhos de conclusão são feitos em cima de uma questão, ou questões e não precisam necessariamente sair dos conteúdos vistos ao longo do curso. Mas, uma coisa importante é focar um tema para que não fique muito abrangente. Por isso, a figura do orientador é muito importante nos momentos iniciais, antes da escolha do tema.

tcc.jpg

Procure conversar com o seu orientador e talvez até levar alguns temas que você se interessou para vocês avaliarem juntos. Ajuda mais ainda quando o orientador se interessa pelo mesmo tema que você.

Levantem os problemas que podem inviabilizar os temas escolhidos. Por exemplo, a maioria dos temas precisam de implementação, será possível implementar a tempo? Você terá autorização do cliente para apresentar detalhes do seu trabalho publicamente? E se o projeto não envolve um cliente, você poderá arcar com os custos da implementação? São apenas alguns pontos que devem ser considerados e que podem pesar na escolha do tema.

Não é bom fazer um trabalho falando apenas sobre uma ferramenta ou tecnologia, dessa forma o trabalho corre o risco ficar defasado em pouco tempo, talvez até antes da defesa, já que as ferramentas são modificadas e são lançadas novas versões muito rapidamente. Além disso, muitas escolas não permitem projetos de pesquisa como TCC.

É sempre mais produtivo elaborar o TCC em uma área que você tem mais afinidade, pois você se sentirá mais entusiasmado no decorrer do trabalho e vão existir horas em que você vai precisar de bastante ânimo.

O Tempo

A falta de tempo vai existir, seja organizado e tenha muita disciplina.

Ganhe tempo durante a elaboração do seu TCC criando prioridades no seu dia-a-dia. Faça um levantamento dos horários que você tem livre para se dedicar a atividades relacionadas ao TCC. Você vai precisar de no mínimo 10 horas semanais.

Procure reservar de 2 a 3 horas por dia, menos que isso não é muito produtivo e mais que isso pode se tornar cansativo e seu trabalho pode perder qualidade.

Se não tiver esse tempo, pense na possibilidade de cortar atividades desnecessárias do seu dia, como bate-papo no MSN, Skype, escrever comentários em sites de esportes, assistir TV, Youtube, sites e emails de piadas etc.

Claro que tudo isso pode às vezes ser usado como uma pausa no seu dia corrido, mas na verdade são grandes vilões de consumo de tempo e nem sempre te deixam mais descansado.   

Outra dica para ganhar tempo durante a sua pesquisa é anotar tudo o que encontrar, além de servir como um catálogo para pesquisas futuras você já terá as suas citações prontas.

Ande sempre com algo para fazer anotações, pois ideias e soluções podem surgir a qualquer momento.  

tempo-estudar.jpg
Se o tempo é curto, aprenda a otimizá-lo.

 

Os Temas

Na área de telecomunicações existem muitos temas que geram bons trabalhos se conduzidos adequadamente, com uma boa dose de criatividade e talvez até uma visão de futuro. 

Abaixo vou citar apenas alguns temas genéricos que podem ajudar:

  • Central telefônica de VoIP

Vem se tornando cada vez mais comum a comunicação por VoIP, ainda mais no Brasil onde a telefonia tradicional é muito cara. Simplesmente fazer um TCC sobre o Asterix, por exemplo, não é nada interessante, mas sim tentar criar algo novo, uma solução para a comunicação VoIP se tornar ainda mais fácil e popular. Estudo de alguns recursos de redundâncias, inteligência artificial ligada a VoiP etc.   

  • Automação residencial ou industrial

Apesar de ser um tema muito comum ele tem grande valor por abrir muito espaço para a inovação.
Ao contrário do que muitos pensam, pode-se usar e muito as telecomunicações para automação. Não é um tema restrito para engenharia ou eletrônica. Como foi dito acima, o espaço para criação é imenso. 

Talvez algo mais focado ao controle remoto e segurança seja um caminho interessante a seguir nessa área.  

  • Cidades digitais

Não é algo novo, mas pode-se criar muitas soluções com diversas tecnologias diferentes. Além disso, pode-se agregar todo o conhecimento do curso em um único projeto. O lado social e a utilidade do projeto também são bem avaliadas no TCC. 

A grande idéia, a inovação pode vir até mesmo na apresentação. A apresentação do projeto pode ser interessante se além de fotografias e gráficos tradicionais forem apresentadas maquetes ou algo em 3D. Mas cuidado para não forçar a barra, pois tudo tem que estar ligado de forma harmoniosa e sem perder o foco.  

  • Cloud Computing, Clusters e Grids

É um tema em alta e vai continuar por muito tempo. Não se trata apenas de um modismo ou uma nova tecnologia e sim uma tendência para o futuro. E tudo que se fala de dados distribuídos temos que falar das telecomunicações também.

Pode-se criar uma infinidade de soluções e ainda esclarecer um pouco sobre o tema que apesar de conhecido ainda não é muito claro. Naturalmente que o projeto não pode ser para falar do que é a tecnologia, mas deve ser esclarecida.

  • TI Verde

Um assunto em alta e que pode gerar bons trabalhos. Tem muito espaço para a criatividade e pode envolver outros temas como automação, virtualização, cloud, teleconferência e teletrabalho que reduzem o uso de meios de transporte que geram poluição. Talvez você não consiga criar um trabalho todo em cima desse tema, mas mesmo assim ele pode ser usado em cima de qualquer outro projeto. É sempre bom lembrar o lado da sustentabilidade, pois na banca pode ter, e geralmente tem, alguém que questiona isso.    

  •   Certificados Digitais

Segurança é sempre um tema interessante e que tem muito valor no mundo corporativo. Pode ser explorado um trabalho que levante as necessidades de um cliente, implante a solução e apresente os resultados obtidos através de testes ou talvez até com uma auditoria de segurança.

 

Depois de escolhido o tema é importante delimitá-lo, para não virar uma bola de neve ou fugir muito da ideia inicial. Mais uma vez conte com a ajuda do orientador e também, se possível, de professores ligados à área do tema escolhido. Mantenha sempre o foco e deixe para diversificar um pouco apenas se o cronograma não estiver muito apertado ou mais para o fim do projeto.  É nessas horas que você vai ver o quanto foram importantes as aulas de projeto de pesquisa científica no seu curso :).

A Conclusão

Tão importante quanto o desenvolvimento do trabalho é a conclusão.

As conclusões precisar estar embasadas nas investigações e aspectos abordados no TCC. Pode-se sugerir novos estudos ou aprofundamento de questões, mas não é bom fazer conclusões deixando questionamentos para reflexão.

O bom projeto mesmo é aquele da grande ideia, da inovação e da solução. O projeto onde você coloca os neurônios para funcionar e propõe algo novo, analisa os dados de uma forma bem exclusiva, seleciona e explora uma situação única e apresenta o seu ponto de vista.

Muitos negócios ou tecnologias existentes hoje vieram justamente de projetos universitários inovadores. 

No site abaixo você encontra alguns modelos e dicas para o seu TCC.
http://meiradarocha.jor.br/news/tcc/modelos-de-tcc-e-monografia

 Boa sorte a todos!

 


Alexandre B. Domingues
Analista de Suporte, Projetista e Gestor de Redes e Tecnólogo em Processamento de Dados.  
 

© www.projetoderedes.com.br - Termos e Condições de Uso