Carregando Pesquisa
YouTube Facebook Twitter
Apostilas Artigos Tutoriais Aulas Blog Ferramentas de Rede Fórum Downloads Colabore Fale Conosco
» artigos
:: Simplesmente Informação

José Mauricio Santos Pinheiro em 19/10/2004

 

Desde os primórdios da sua existência, o homem sente uma necessidade irrefreável de se comunicar. Através de várias maneiras ele tenta, no decorrer das civilizações, melhorar e otimizar os meios de comunicação ao seu dispor. Uma prova dessa afirmativa está na importância que a informação desde a Antigüidade quando os gregos faziam uso da informação para administrar a polis através da argumentação, uma vez que o sistema político prestigiava a palavra, o saber e a comunicação.

Ocorre que nas últimas décadas temos presenciado transformações intensas nos mais diversos setores da sociedade, sintomas de um mundo marcado pela inserção e utilização maciça de informações e de tecnologias no cotidiano das pessoas, transformações responsáveis também por gerar uma nova consciência mundial, no qual a informação assume um papel de grande destaque.

Comunicação e Processamento de informações

O uso maciço das tecnologias de armazenamento e acesso às informações impulsionou um rápido desenvolvimento científico e tecnológico, juntamente com a propagação das novas mídias de comunicação e de informação. Nesse contexto, a comunicação através de sinais elétricos atravessou uma grande evolução após a invenção do telégrafo por Samuel Morse em1838, dando origem à maior parte dos sistemas de comunicação que temos hoje em dia, como o telefone, rádio, televisão, computador e outros mais.

Por sinal, a introdução dos sistemas de computação na década de 1950 foi, provavelmente, o maior avanço do século nesse sentido. A conjunção destas duas tecnologias - comunicação e processamento de informações - veio revolucionar o mundo em que vivemos, abrindo fronteiras com novas formas de comunicação. Com a utilização desse novo suporte tecnológico para a transferência de informações, surge o conceito da informação também como um conjunto de dados sendo transmitido por diversos meios, atingindo praticamente todos os pontos do planeta (a Internet).

Com o desenvolvimento da tecnologia de comunicações em informática (a telemática), as corporações, tanto empresariais como governamentais, tiveram que modificar suas estruturas para atender à necessidade cada vez maior de implantar redes de comunicação e conectá-las entre si e a outras redes externas. Dessa maneira, os sistemas de comunicação atuais se constituem em um arranjo topológico interligando as várias redes existentes através de enlaces físicos (meios de transmissão) e de um conjunto de regras com a finalidade de organizar a comunicação (protocolos).

Definindo Informação

Informação é uma palavra de difícil definição, apresenta diferentes sentidos e conceitos de acordo com a área do conhecimento a qual esteja relacionada, mas mantendo uma correlação com todas elas. Por exemplo, em informática, a informação pode ser trabalhada como uma coleção de fatos ou de outros dados fornecidos à máquina, a fim de objetivar um processamento. Outro exemplo, a Teoria Matemática da Informação, elaborada por Shannon e Weaver, mostra que é possível trabalhar a informação sem se deter em seu significado, apresentando uma concepção quantificada que substitui a linguagem pelas equações matemáticas.

A informação torna-se assim uma ferramenta poderosa de gestão, daí sua importância para todas as organizações que desejam atuar de forma consistente no mercado, desenvolvendo bancos de dados e outros sistemas que são continuamente atualizados para servirem como fonte para a tomada de decisões estratégicas. Constitui-se na base fundamental para a proposição de projetos eficazes, constituindo-se em valor estratégico para as corporações, uma vez que é a partir dela, de sua qualidade e confiabilidade, que se podem orientar os caminhos a serem seguidos.

Conclusão

É importante salientar que o processamento da informação não envolve apenas fatos, mas também opiniões, sentimentos, percepções, visões e tendências, uma vez que o próprio meio em que vivemos é construído a partir desses aspectos. Todos esses aspectos devem ser devidamente identificados para serem analisados e compreendidos antes de serem adotados na orientação de um plano de ação ou na orientação para a implantação de projetos.

A informação se tornou nesta década o produto mais precioso do mercado e transformou a Tecnologia da Informação (TI) em uma das áreas de maior importância estratégica na estrutura de uma empresa, independente do seu porte. Nesse ambiente, torna-se atribuição dos profissionais de TI o processamento da informação envolvendo igualmente o estudo dos cenários futuros e de estimativas, de modo a obter um horizonte mais concreto a fim de evitar surpresas desagradáveis mais adiante.

José Maurício Santos Pinheiro
Professor Universitário, Projetista e Gestor de Redes, 
membro da BICSI, Aureside e IEC.

Autor dos livros:
 
· Guia Completo de Cabeamento de Redes ·
· Cabeamento Óptico ·
· Infraestrutura Elétrica para Redes de Computadores
·
· Biometria nos Sistemas Computacionais - Você é a Senha ·

E-mail: jm.pinheiro@projetoderedes.com.br

© www.projetoderedes.com.br - Termos e Condições de Uso