Carregando Pesquisa
Facebook Twitter
Apostilas Artigos Tutoriais Aulas Blog Ferramentas de Rede Fórum Downloads Colabore Fale Conosco
» artigos
:: Pesquisar e Planejar: Desafios para o Profissional de Tecnologia

Prof. Especialista José Mauricio Santos Pinheiro em 27/10/2008

 

Redes de computadores são fundamentais em corporações e cada vez mais fazem parte da vida moderna, possibilitando ao ser humano usufruir de recursos avançados de comunicação como troca de mensagens ou arquivos, compartilhamento de periféricos, entre muitas outras coisas. Entretanto, no mundo real das redes ocorrem diversas situações onde problemas, muitos dos quais, inesperados, ocorrem e atrapalham o objetivo do sistema: disponibilizar a informação. Em geral, evitar tais problemas requer conhecimento e uma boa dose de planejamento.

Organizar as atividades, planos e projetos em ordem cronológica ou de importância e cumprir prazos são temas que a maioria dos profissionais envolvidos com redes de comunicação comentam, entendem do que se trata, discursam e discutem à respeito. No entanto, são poucos aqueles que realmente escolhem, organizam ou planejam suas atividades com conhecimento, técnica e bom senso.

Escolher como se organizar faz parte da atividade de planejamento e, em geral, é onde começam os problemas. A escolha correta da abordagem para um projeto pode ser importante ou vital para a sobrevivência desse projeto. Um projeto com ações escolhidas sem critérios tem uma alguma chance de dar certo e uma grande chance de dar muito errado ou de apresentar inúmeros problemas inesperados.

Planejar uma rede de computadores envolve um trabalho de pesquisa que tem como objetivo o levantamento inicial do perfil dos usuários que irão utilizar a rede, do tipo de serviços que serão desenvolvidos, do tipo de hardware necessário para tais atividades, dos recursos disponíveis, entre outros. Projetos estruturados dessa forma têm uma grande chance de garantir o retorno esperado, com muito mais substância e permitir o aproveitamento dos recursos alocados.

A questão do planejamento da pesquisa no projeto é um aspecto necessário, porém, delicado. Os profissionais de redes não estão acostumados a pesquisar. Na verdade, precisam aprender a pesquisar. O grande problema está em que os projetistas tendem a limitar esse trabalho de pesquisa quando não vislumbram resultados claros ou imediatos para o projeto. Entretanto, é preciso ter em mente que esse trabalho de pesquisa deve ser contínuo ao longo do projeto, o que permite filtrar informações e concentrar esforços no aprimoramento de cada etapa do projeto.

De modo menos acadêmico e mais técnico, a pesquisa auxilia o projetista:

  • No levantamento de preços para aquisição de hardware e software;

  • Na definição das tecnologias de rede mais adequadas;

  • Na escolha da topologia da rede (física e lógica);

  • Na contratação de serviços e profissionais;

  • No treinamento para os usuários da rede;

  • Na elaboração da documentação necessária.

Na prática, quando o projeto de uma rede de computadores é implementado, o custo, o prazo e a agilidade de execução são os fatores determinantes do seu sucesso. Isto ocorre por diversos motivos, desde falta de conhecimento e oportunidade dos profissionais envolvidos, até pressões de ordem financeira ou estrutural por parte dos patrocinadores do projeto.

Considerando que no mundo das redes de comunicação é importante testar e experimentar as inúmeras possibilidades e combinações tecnológicas que surgem a cada momento, o que deveria prevalecer nos projetos é a idéia de pesquisar, estudar e analisar com detalhes todas as informações para que este possa ser implementado com sucesso e atender plenamente seus usuários.

Finalizando, sempre é bom lembrar que a informação é uma moeda de grande valor. Pesquisar e planejar deixa o profissional à vontade para utilizar essa moeda da melhor forma possível, permitindo corrigir os problemas e mudar os rumos da aplicação dos recursos, não fazendo o projeto apenas por fazer, mas com consciência do que está realmente sendo feito e o resultado que poderá ser de fato alcançado.

José Maurício Santos Pinheiro
Professor Universitário, Projetista e Gestor de Redes, 
membro da BICSI, Aureside e IEC.

Autor dos livros:
 
· Guia Completo de Cabeamento de Redes ·
· Cabeamento Óptico ·
· Infraestrutura Elétrica para Redes de Computadores
·
· Biometria nos Sistemas Computacionais - Você é a Senha ·

E-mail: jm.pinheiro@projetoderedes.com.br

© www.projetoderedes.com.br - Termos e Condições de Uso