carregando Pesquisa
Estamos nas Redes Sociais: Facebook Twitter
Apostilas Vídeos Artigos Aulas Tutoriais Notícias Testes On-Line Fórum Glossário Downloads Blog Colabore Fale Conosco
Compartilhe:

Projeto de Redes
está hospedado em: metrored.com.br

» artigos
:: Metodologia de Projetos, um Desafio.

José Mauricio Santos Pinheiro em 25/07/2004

 

Um projeto, no seu sentido mais formal, constitui apenas um documento que representa um processo de planejamento que determina entre outras coisas, as ações e condições necessárias para resolver problemas, alterar uma situação ou criar novas alternativas.

Uma metodologia de projeto se constitui na condição fundamental para que uma rede de computadores contribua efetivamente para a satisfação das necessidades dos seus usuários, observando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Aplicar uma metodologia é um desafio que exige dos profissionais envolvidos um elevado grau de criatividade, agilidade e planejamento inteligente na adoção das soluções, seja na implementação de novas tecnologias ou na melhoria de estruturas existentes.

Entretanto, é muito comum a concentração de esforços na realização de ações de melhoria ou construção de uma nova rede a partir de idéias e opiniões vagas, sem um conhecimento claro e fundamentado em fatos e dados. A prática de projetos predominante ainda está baseada no desencadeamento de ações aleatórias, a partir de idéias superficiais e técnicas difusas, que levam a um desenvolvimento oneroso e truncado, e que na grande maioria das vezes não atende às necessidades dos usuários.

Um bom projeto de redes, ao contrário, necessita de um trabalho sistematizado, a partir de uma visão estratégica e objetiva da realidade dos seus usuários, assim como a organização e coordenação das ações a serem desencadeadas visando uma nova estrutura ou a melhoria da estrutura existente. A ação da metodologia de projeto está em definir com clareza e realisticamente os resultados esperados, abordar diretamente as questões a que se referem e sistematizar as ações necessárias para atingir esses resultados.

A metodologia para o projeto de uma rede de computadores é uma ferramenta que, além de direcionar e organizar a ação dos projetistas e administradores, também orienta o trabalho de gestão visando o monitoramento e avaliação constantes dos resultados alcançados. Na metodologia um projeto deve ser orientado a partir de um processo de análise profundo, pelo planejamento e pela tomada de decisões de forma ágil e versátil, de forma que possibilite concentrar e canalizar os esforços e recursos disponíveis para um processo de planejamento e ação. Portanto, faz parte da metodologia de ação de gestão do projeto, a interação entre o planejamento e a ação.

Esse processo de planejamento pode ser realizado através da metodologia de projeto, que vai se constituir em uma ferramenta de gestão orientada pela análise sistemática das situações e problemas vinculada à tomada de decisões para resolvê-los e pela aplicação dos conceitos e de técnicas e procedimentos sistematizados. Assim, uma metodologia de projeto pode oferecer o direcionamento, as orientações para execução e os elementos essenciais para seu monitoramento e avaliação.

Uma metodologia de projetos adequadamente aplicada na gestão de uma rede de computadores apresenta várias vantagens, entre elas está a definição das condições e estratégias para a implantação do projeto, o dimensionamento adequado dos recursos necessários, o ordenamento e a especificação dos procedimentos a serem adotados e o próprio processo de análise dos resultados obtidos, entre outras.

Projetos são propostos para serem implementados. Projetos que funcionam têm em sua base a participação de todos os envolvidos por sua execução. Assim, elaborar um projeto significa planejar as ações, tendo-se em mente a articulação de todos os elementos envolvidos a partir de uma visão concreta da situação real. Dessa forma, o projeto de uma rede de computadores deve possibilitar panoramas de desempenho mais eficientes, responder a novas necessidades e tecnologias, assim como atender as novas demandas de seus usuários.

Por fim, é importante ressaltar que o resultado de um projeto resulta da capacidade de interação entre todos os responsáveis por sua elaboração e implementação. Por conseguinte, o profissional de redes que deseja desenvolver competências na elaboração e implementação de projetos deve não apenas adquirir conhecimentos a respeito, mas, sobretudo, desenvolver habilidades e atitudes para tal. 

José Maurício Santos Pinheiro

Professor Universitário, Projetista e Gestor de Redes, 
membro da BICSI, Aureside e IEC.

Autor dos livros:
 
· Guia Completo de Cabeamento de Redes ·
· Cabeamento Óptico ·
· Infraestrutura Elétrica para Redes de Computadores
·
· Biometria nos Sistemas Computacionais - Você é a Senha ·

E-mail: jm.pinheiro@projetoderedes.com.br



Sumário


Sumário



Sumário

© www.projetoderedes.com.br - Termos e Condições de Uso