Um projeto, no seu
sentido mais formal, constitui apenas um documento
que representa um processo de planejamento que determina
entre outras coisas, as ações e condições necessárias
para resolver problemas, alterar uma situação ou criar
novas alternativas.
Uma metodologia de
projeto se constitui na condição fundamental para
que uma rede de computadores contribua efetivamente
para a satisfação das necessidades dos seus usuários,
observando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
Aplicar uma metodologia é um desafio que exige dos
profissionais envolvidos um elevado grau de criatividade,
agilidade e planejamento inteligente na adoção das
soluções, seja na implementação de novas tecnologias
ou na melhoria de estruturas existentes.
Entretanto, é muito
comum a concentração de esforços na realização de
ações de melhoria ou construção de uma nova rede a
partir de idéias e opiniões vagas, sem um conhecimento
claro e fundamentado em fatos e dados. A prática de
projetos predominante ainda está baseada no desencadeamento
de ações aleatórias, a partir de idéias superficiais
e técnicas difusas, que levam a um desenvolvimento
oneroso e truncado, e que na grande maioria das vezes
não atende às necessidades dos usuários.
Um bom projeto de
redes, ao contrário, necessita de um trabalho sistematizado,
a partir de uma visão estratégica e objetiva da realidade
dos seus usuários, assim como a organização e coordenação
das ações a serem desencadeadas visando uma nova estrutura
ou a melhoria da estrutura existente. A ação da metodologia
de projeto está em definir com clareza e realisticamente
os resultados esperados, abordar diretamente as questões
a que se referem e sistematizar as ações necessárias
para atingir esses resultados.
A metodologia para
o projeto de uma rede de computadores é uma ferramenta
que, além de direcionar e organizar a ação dos projetistas
e administradores, também orienta o trabalho de gestão
visando o monitoramento e avaliação constantes dos
resultados alcançados. Na metodologia um projeto deve
ser orientado a partir de um processo de análise profundo,
pelo planejamento e pela tomada de decisões de forma
ágil e versátil, de forma que possibilite concentrar
e canalizar os esforços e recursos disponíveis para
um processo de planejamento e ação. Portanto, faz
parte da metodologia de ação de gestão do projeto,
a interação entre o planejamento e a ação.
Esse processo de planejamento
pode ser realizado através da metodologia de projeto,
que vai se constituir em uma ferramenta de gestão
orientada pela análise sistemática das situações e
problemas vinculada à tomada de decisões para resolvê-los
e pela aplicação dos conceitos e de técnicas e procedimentos
sistematizados. Assim, uma metodologia de projeto
pode oferecer o direcionamento, as orientações para
execução e os elementos essenciais para seu monitoramento
e avaliação.
Uma metodologia de
projetos adequadamente aplicada na gestão de uma rede
de computadores apresenta várias vantagens, entre
elas está a definição das condições e estratégias
para a implantação do projeto, o dimensionamento adequado
dos recursos necessários, o ordenamento e a especificação
dos procedimentos a serem adotados e o próprio processo
de análise dos resultados obtidos, entre outras.
Projetos são propostos
para serem implementados. Projetos que funcionam têm
em sua base a participação de todos os envolvidos
por sua execução. Assim, elaborar um projeto significa
planejar as ações, tendo-se em mente a articulação
de todos os elementos envolvidos a partir de uma visão
concreta da situação real. Dessa forma, o projeto
de uma rede de computadores deve possibilitar panoramas
de desempenho mais eficientes, responder a novas necessidades
e tecnologias, assim como atender as novas demandas
de seus usuários.
Por fim, é importante
ressaltar que o resultado de um projeto resulta da
capacidade de interação entre todos os responsáveis
por sua elaboração e implementação. Por conseguinte,
o profissional de redes que deseja desenvolver competências
na elaboração e implementação de projetos deve não
apenas adquirir conhecimentos a respeito, mas, sobretudo,
desenvolver habilidades e atitudes para tal.