carregando Pesquisa
Estamos nas Redes Sociais: Facebook Twitter
Apostilas Vídeos Artigos Aulas Tutoriais Notícias Testes On-Line Fórum Glossário Downloads Blog Colabore Fale Conosco
Compartilhe:

Projeto de Redes
está hospedado em: metrored.com.br

» artigos
:: A Importância da Tecnologia da Informação e das Telecomunicações nos Sistemas de Informação

José Mauricio Santos Pinheiro em 26/05/2006

 

Uma das maiores barreiras para a maioria das organizações ainda é a falta de entendimento sobre o estado da organização (os dados existentes) e o que fazer com eles (definir os elementos de ligação). Compreender o relacionamento entre as tecnologias da informação, que manipulam os dados, e as redes de telecomunicações, aqui colocadas como elementos de ligação, torna-se um fator decisivo para a grande maioria das organizações, pois estas duas entidades representam os suportes indispensáveis para as estratégias de desenvolvimento e sobrevivência dos negócios e da própria organização.

Organizações, tecnologia da informação e Sistemas de Informação

Uma organização é um conjunto de pessoas e de outros recursos estabelecidos para cumprir um conjunto de metas. Conseqüentemente, uma organização também é um sistema, pois envolve diversos recursos (financeiros, materiais, equipamentos, pessoas, etc) e dados que estão em constante processo de transformação. O resultado do processo de transformação dos dados, que envolve o conhecimento na sua seleção, organização e manipulação, vai receber o nome de informação.

Já a tecnologia da informação pode ser definida como a combinação de recursos de processamento (hardware, software, bancos de dados, etc), comunicações, pessoas e procedimentos, todos organizados de maneira a obter como produto final uma informação que atenda aos objetivos da organização.

Finalmente, podemos definir um Sistema de Informação como um conjunto de elementos inter-relacionados que coletam, manipulam e disseminam a informação e fornece uma resposta para o atendimento de um objetivo.

O termo Sistema de Informação (SI) geralmente é usado para se referir às aplicações das tecnologias de informação e de telecomunicações que facilitam o intercâmbio de informações e a automatização de processos buscando atingir resultados.

Telecomunicações e informação

As redes de telecomunicações são as estruturas que permitem transmissões eletrônicas de sinais contendo informações, proporcionando uma ligação eficaz entre as tecnologias de informação, no contexto dos Sistemas de Informação.

Os sistemas de telecomunicações adquiriram nos últimos anos uma posição de particular relevância entre os Sistemas de Informação. Através das modernas redes de telecomunicações a informação democratizou-se, tornando-se acessível a faixas cada vez maiores da população e, a generalização do seu uso, constitui hoje um indicador do progresso de muitos países.

O desenvolvimento de uma rede de telecomunicações moderna requer um amplo investimento de capital e uma gestão competente de recursos. Por sua vez, as tecnologias da informação e a série interminável de inovações tecnológicas pela qual passa a sociedade em que vivemos estimulam a demanda por novos sistemas de telecomunicações ao tornar novos serviços acessíveis para um grupo maior de usuários.

Se por um lado tanto tecnologias da informação quanto de telecomunicações passam a ter cada vez mais valor e utilidade, por outro, este rápido progresso reduz o custo de conectividade entre as redes em âmbito mundial, permitindo uma redução substancial dos custos operacionais e maiores receitas para o negócio das organizações.

Digitalização da informação

Ao analisar o segmento que envolve os sistemas de informação, percebemos sua constante expansão devido às novas tecnologias da informação e de telecomunicações. Estas tecnologias tornam-se estímulos importantes ao crescimento econômico da sociedade, sendo indiscutível que termos como "digitalização de serviços" e "Internet" são eleitos como fundamentais pelas organizações.

Por esse motivo, o processo de digitalização da informação foi, e continua sendo, o maior responsável pelas transformações dos diversos setores produtivos da sociedade, uma vez que passar de processos físicos para processos lógicos, realizados a longa distância e de forma virtual, exige sofisticadas soluções de tecnologia da informação e de telecomunicações.

De forma crescente, essas tecnologias estão presentes na vida cotidiana, em variados graus de interação. Entretanto, para aproveitar ao máximo seus recursos é preciso oferecer aos profissionais envolvidos uma sólida formação básica e prepara-los para uma nova gestão social do conhecimento, apoiada em um modelo digital explorado de forma interativa.

Evolução contínua

Sendo a constante mudança uma das características mais marcantes da indústria de telecomunicações, nomeadamente o aparecimento freqüente de novas tecnologias e modelos de negócio, criar uma cultura de inovação e criatividade nas organizações torna-se vital. Neste aspecto, as áreas ligadas a TI e telecomunicações são consideradas por boa parte das organizações como a chave para a criação de novas oportunidades de negócio com diferencial competitivo.

O desenvolvimento de tecnologias da informação e das telecomunicações e o gradual acesso de mais usuários a esse tipo de ferramenta, também tendem a ampliar sua aplicação na vida coletiva da organização. Prova disso são os segmentos de geração e transferência de tecnologia, que avançam rapidamente para a utilização do modelo business-to-business (B2B), agregando ainda mais valor à informação.

Há também uma tendência global, por parte de órgãos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), de utilizarem os recursos dos sistemas de informação aliados as telecomunicações para o atendimento de clientes, incrementando e agilizando os antigos processos de transferência tecnológica.

Atendendo necessidades

Profissionais de todos os níveis estão usando cada vez mais as tecnologias de informação e os recursos das telecomunicações para melhorar a eficiência do seu trabalho. Por esse motivo, os profissionais envolvidos diretamente com os sistemas de informação e de telecomunicações devem se preocupar em adotar alguns procedimentos básicos visando atender as necessidades da organização como um todo. Esses procedimentos devem abranger estratégias, políticas, métodos e regras para que tais sistemas atendam as necessidades de todos os seus usuários. Dentre eles podemos destacar:

Estabelecimento de políticas e diretrizes para a área de Sistemas, Tecnologia de Informação e telecomunicações;

Normatização técnica e administrativa das atividades ligadas a TI e telecomunicações buscando racionalizar e melhorar os serviços relacionados aos Sistemas de Informação;

Políticas de recursos humanos dentro da organização visando um comprometimento maior de todos os envolvidos com a geração e manipulação da informação;

Divulgação de novas tecnologias que digam respeito às atividades relacionadas com SI e telecomunicações;

Definição de critérios de acesso e utilização das informações, tratadas e mantidas através dos recursos de informática, no âmbito da organização;

Elaboração e manutenção da documentação relativa aos equipamentos, software, bases de dados e demais recursos de SI;

Coordenação e integração de recursos, visando a simplificação e democratização do acesso à informação;

Apoio e incentivo às iniciativas que busquem desenvolver novas tecnologias de informação e de telecomunicações;

Conclusão

A evolução dos Sistemas de Informação mostra um novo caminho para a indústria da tecnologia de informação e de telecomunicações. Vários fatos e tendências têm contribuído para mudanças bastante significativas e dinâmicas como a globalização, função e propósitos múltiplos das organizações, minimização de custos, convergência de redes, entre outros.

As tecnologias da informação e das telecomunicações têm uma importância crescente nos Sistemas de Informação, contribuindo fortemente para sua evolução e sucesso nas organizações.

O uso das tecnologias da informação e dos sistemas de telecomunicações encontra-se em uma constante evolução, esta fortemente influenciada pela estrutura organizacional e pelo modo como a organização utiliza os recursos dos Sistemas de Informação disponíveis.

O emprego apropriado da tecnologia da informação, associado com as telecomunicações, pode garantir grandes benefícios às organizações. Empregar tecnologia de informação e utilizar recursos de comunicação capazes de aumentar a capacidade de processamento das informações pode elevar a produtividade dos usuários, expandir oportunidades de negócios e permitir maior flexibilidade para a organização.

José Maurício Santos Pinheiro
Professor Universitário, Projetista e Gestor de Redes, 
membro da BICSI, Aureside e IEC.

Autor dos livros:
 
· Guia Completo de Cabeamento de Redes ·
· Cabeamento Óptico ·
· Infraestrutura Elétrica para Redes de Computadores
·
· Biometria nos Sistemas Computacionais - Você é a Senha ·

E-mail: jm.pinheiro@projetoderedes.com.br



Sumário


Sumário



Sumário

© www.projetoderedes.com.br - Termos e Condições de Uso