Carregando Pesquisa
Facebook Twitter
Apostilas Artigos Tutoriais Aulas Blog Ferramentas de Rede Fórum Downloads Colabore Fale Conosco
» artigos
:: A Domótica

José Mauricio Santos Pinheiro em 08/06/2005

 

A "Domótica" é uma filosofia aplicada ao projeto de redes para automação de residências, escritórios e comércio em geral. O termo é um neologismo formado pela raiz latina "domus" (casa) e pela palavra "robótica".

Define um conjunto de serviços proporcionados por sistemas integrados com o objetivo de satisfazer as quatro necessidades básicas dos ocupantes de uma edificação: energia, comunicações, conforto e segurança. É o conceito conhecido como "casa inteligente"

Os princípios da Domótica são conhecidos desde os anos 70, quando um grupo de pesquisadores britânicos desenvolveu um dos primeiros protocolos com o objetivo de comunicar dispositivos entre si. Esse protocolo recebeu o nome de X10 e ainda é utilizado em vários sistemas de automação comerciais.

Nos anos 90, os sistemas de automação predial começaram a ganhar terreno e a experimentar uma fase de crescimento devido principalmente ao empenho dos fabricantes de equipamentos e organismos internacionais em desenvolver normas e padrões que atendessem aos requisitos de fabricação e de instalação dos diversos dispositivos de automação para os novos projetos de sistemas estruturados.

O projeto de sistemas de automação domésticos tem como objetivo prover aplicações e serviços através da automatização de uma área habitável de modo a poder proporcionar conforto aos seus ocupantes, mediante um estudo racional em termos de iluminância, temperatura e dos aspectos de segurança. 

A instalação das funcionalidades e dos controles automáticos modulares está baseada em um sistema de barramento de comunicação responsável pela interligação de todos os dispositivos constituintes. Esse barramento promove a integração dos diversos dispositivos elétricos, eletrônicos, de informática, robótica e telecomunicações.

A Domótica encontra aplicação em diferentes segmentos. Como princípio básico, a tecnologia empregada visa o conforto e a segurança dos usuários das instalações, portanto, os sistemas de controle devem ser de fácil manutenção e oferecer condições para atualização de seus módulos componentes.

A Domótica se subdivide ainda em várias áreas sócio-tecnológicas com suas funcionalidades correspondentes:

Automação e controle – corresponde às atividades de controle (apagar/acender, abrir/fechar, e ajustar) das aplicações e dispositivos domésticos como iluminação, climatização, portas, janelas, eletrodomésticos, água, gás, etc;

Segurança e vigilância – proteção pessoal e material, alarmes eletrônicos, sistemas de vigilância, circuito fechado de TV, alarmes de incêndio, etc;

Comunicações – sistemas de comunicação de voz, dados e imagem, intercâmbio e compartilhamento de recursos entre todos os dispositivos, acesso a Internet e novos serviços;

Serviços e entretenimento – atividades relacionadas aos teleserviços de informação, diversão, educação a distancia, SOHO, etc.

A automatização doméstica, seja nas casas, escritórios e empresas, é uma área em crescente desenvolvimento, com uma ampla possibilidade de aplicações baseadas em tecnologias de ponta e com grandes perspectivas de mercado. Oferece muitas possibilidades de utilização e soluções que podem ser otimizadas para prover o bem estar de seus usuários.

José Maurício Santos Pinheiro
Professor Universitário, Projetista e Gestor de Redes, 
membro da BICSI, Aureside e IEC.

Autor dos livros:
 
· Guia Completo de Cabeamento de Redes ·
· Cabeamento Óptico ·
· Infraestrutura Elétrica para Redes de Computadores
·
· Biometria nos Sistemas Computacionais - Você é a Senha ·

E-mail: jm.pinheiro@projetoderedes.com.br

© www.projetoderedes.com.br - Termos e Condições de Uso