Carregando Pesquisa
YouTube Facebook Twitter
Apostilas Artigos Tutoriais Aulas Blog Ferramentas de Rede Fórum Downloads Colabore Fale Conosco
» artigos
:: Por Dentro do Bluetooth

José Mauricio Santos Pinheiro em 11/03/2004

 

Introdução

As novas tecnologias de comunicação sem fio têm desenhado um novo contorno para as comunicações em redes, tanto para aplicações individuais quanto para aplicações corporativas. É cada vez maior a convergência entre as novas tecnologias sem fio e os padrões de comunicação móvel em banda larga, favorecendo a interconexão dos mais diferentes tipos de dispositivos.

Recentemente, dentro dessa nova ordem, uma tecnologia sem fio (não tão nova assim) está ganhando destaque por possibilitar que dispositivos eletrônicos como computadores pessoais, PDA’s, telefones celulares, modems, impressoras, etc, se comuniquem em curtas distâncias sem a utilização de algum tipo de cabeamento.

Essa tecnologia é o Bluetooth, uma especificação aberta (royalty free) para comunicação sem-fio, de curto alcance e baixo custo que utiliza a radiofreqüência para estabelecer suas conexões, e que tem como objetivo principal facilitar a vida de seus usuários possibilitando as transmissões de voz e dados em tempo real, assegurando proteção contra interferências e segurança para as informações transmitidas.

História

Existem algumas versões sobre a escolha do nome "Bluetooth" para o novo padrão. A versão mais aceita é que o nome-código escolhido e que acabou permanecendo e batizando a nova tecnologia, foi proposto por um dos membros do grupo que desenvolveu a especificação e que teria buscado inspiração na história européia. O nome seria uma homenagem ao rei da Dinamarca, chamado Harald Bluetooth, que no século X unificou sob seu domínio os reinos da Dinamarca e da Noruega. A especificação Bluetooth pretende unificar os padrões sem fio de curto alcance como fez o rei Harald com seus reinos.

Já a origem do padrão Bluetooth remonta ao ano de 1997, quando técnicos suecos desenvolveram o primeiro padrão para um dispositivo de comunicação via rádio, de curto alcance. Posteriormente, em 1998, foi criada uma nova especificação aberta para conectividade sem fio entre dispositivos de computação e de telecomunicações. Essa especificação recebeu o nome código de "Bluetooth", e uma organização chamada de Bluetooth Special Interest Group (Bluetooth SIG), deu suporte ao desenvolvimento dos novos dispositivos seguindo essa especificação. Em 1999 o Bluetooth SIG lançou a versão 1.0 do novo padrão wireless que acabou ficando conhecido popularmente como "Bluetooth".

Funcionamento

A tecnologia Bluetooth utiliza sinais de radiofreqüência para estabelecer a transferência de dados e voz entre os dispositivos, dentro de um alcance preestabelecido conhecido como "bolha dos dez metros". Os transmissores de rádio Bluetooth utilizam a banda de radiofreqüência denominada de ISM (Industrial, Scientific and Medical), situada na faixa entre 2,4GHz e 2,48GHz. Os equipamentos que funcionam na banda ISM não dependem de licenças para operação, mas compartilham seu uso com outros dispositivos de comunicação não compatíveis com a tecnologia Bluetooth.

Objetivos e aplicações

A tecnologia Bluetooth foi desenvolvida com o objetivo de reduzir a complexidade das conexões entre dois ou mais equipamentos eletrônicos, minimizando o número de opções de conexão, barateando os custos e facilitando a instalação de novas redes (definitivas ou temporárias).

Dentre as aplicações práticas para essa tecnologia, encontramos os telefones celulares, aplicações em computadores e periféricos, indústria automobilística e de eletroeletrônicos, incluindo ainda aplicações nas áreas de entretenimento (jogos), automação predial e industrial, medicina, etc.

Aplicações do Bluetooth

 


José Maurício Santos Pinheiro
Professor Universitário, Projetista e Gestor de Redes, 
membro da BICSI, Aureside e IEC.

Autor dos livros:
 
· Guia Completo de Cabeamento de Redes ·
· Cabeamento Óptico ·
· Infraestrutura Elétrica para Redes de Computadores
·
· Biometria nos Sistemas Computacionais - Você é a Senha ·

E-mail: jm.pinheiro@projetoderedes.com.br

© www.projetoderedes.com.br - Termos e Condições de Uso