Carregando Pesquisa
YouTube Facebook Twitter
Apostilas Artigos Tutoriais Aulas Blog Ferramentas de Rede Fórum Downloads Colabore Fale Conosco
» artigos
:: Comunicações Móveis no PC

José Mauricio Santos Pinheiro em 14/04/2004

 

Os serviços de comunicação móveis têm passado por constantes mudanças e desenvolvimentos tecnológicos Seguindo essa tendência, os telefones celulares também evoluíram para além de simples equipamentos de comunicação e passaram a disponibilizar novas funcionalidades como agendas eletrônicas, câmeras fotográficas e jogos, dentre outras. Agora chegou a vez dos equipamentos portáteis, como os PDA’s (Personal Digital Assistants) e laptops, integrarem novas funcionalidades de comunicação e materializarem um conceito conhecido como "Smart Phones" (telefones inteligentes). Este conceito pode ser descrito como o resultado da combinação de um aparelho celular baseado na tecnologia GSM//GPRS com um PDA ou laptop, equipado com um sistema de comunicação apropriado.

Relembrando, o GPRS (General Packet Radio Service) é uma tecnologia baseada em uma rede de pacotes (suportando IP e X.25), para o tráfego de dados em redes de comunicações móveis como, por exemplo, redes GSM e não um padrão de tecnologia de redes sem fio que requer equipamentos proprietários. A tecnologia GPRS é freqüentemente chamada de tecnologia 2.5G porque representa a primeira etapa que uma operadora GSM empreende quando inicia a transição à terceira geração (3G) dos sistemas de comunicação móveis.

Como utiliza o mesmo padrão universal utilizado na Internet (o protocolo IP), o GPRS otimiza as comunicações de dados através das redes móveis. Sendo baseado em pacotes, permite que a utilização da infra-estrutura da rede de comunicação existente se dê somente quando uma operação de transmissão e ou recepção é requerida ao invés de estabelecer um link permanente. Isto incrementa a eficiência do meio de comunicação e melhora a qualidade dos serviços de conexão.

O grande atrativo da tecnologia GPRS está na possibilidade de se manter uma conexão "permanente" de dados ("always on") e assim, os usuários não precisam conectar o sistema toda vez que necessitarem de acesso aos serviços. Outra vantagem é que a tarifação é feita apenas sobre os dados efetivamente transmitidos e dessa forma o usuário não paga pelo tempo de conexão. Sendo uma tecnologia de rede sem fio, o GPRS oferece velocidades de dados de 115Kbps e um throughput médio de 30Kbps a 40Kbps.

Uma rede baseada em GPRS permite o acesso à Internet em qualquer tempo e lugar, possibilitando a navegação em páginas WEB, o envio e recebimento de e-mails e outras facilidades. Entretanto, para estabelecer um acesso Internet via GPRS é necessário um aparelho celular que suporte a tecnologia GPRS e ativar esse serviço junto à operadora de telefonia celular. Também é possível acessar a Internet via GPRS a partir de um PDA ou laptop. Neste caso, é necessário instalar no equipamento um programa que permita a comunicação com o telefone celular (através de raios infravermelhos ou via cabo), o qual funcionará como um modem. Esse programa normalmente é oferecido pelo fabricante do aparelho celular ou pela operadora que oferece o serviço. O passo seguinte é configurar o sistema para acessar a Internet através da rede GPRS e navegar normalmente.

Os profissionais que estão em constante deslocamento e que necessitam de comunicação permanente com seus escritórios, também podem disfrutar das vantagens da comunicação móvel via GPRS. Existem no mercado cartões de comunicação de dados para PC's portáteis que possibilitam o acesso, com completa mobilidade, aos serviços de e-mail, Internet e demais aplicações com velocidades de banda larga. Os fabricantes desses cartões de comunicação oferecem diversas possibilidades de operação, por exemplo, operação em tri-banda em redes GSM de 900/1800/1900MHz, permitindo velocidades máximas de até 56kbps para transferência de dados e ainda com capacidade de transmissão de voz GSM.

A conectividade aos periféricos de uma rede local ou às redes GPRS pode ser estabelecida em conjunto com outras tecnologias sem fio como o Bluetooth, por exemplo, para reduzir as conexões através de cabos. Já existem no mercado vários modelos de telefones e modems com cartão PC GPRS de fabricantes como Motorola, Nokia, Siemens, Sony Ericsson, etc. Os telefones GPRS estão disponíveis com diferentes conjuntos de funções e incluem modelos com telas coloridas e câmeras digitais integradas. Porém é importante salientar que, em todos os casos, é necessária a assinatura em uma operadora de redes móveis para ter o acesso aos serviços de Internet via GPRS.

 

José Maurício Santos Pinheiro
Professor Universitário, Projetista e Gestor de Redes, 
membro da BICSI, Aureside e IEC.

Autor dos livros:
 
· Guia Completo de Cabeamento de Redes ·
· Cabeamento Óptico ·
· Infraestrutura Elétrica para Redes de Computadores
·
· Biometria nos Sistemas Computacionais - Você é a Senha ·

E-mail: jm.pinheiro@projetoderedes.com.br

© www.projetoderedes.com.br - Termos e Condições de Uso