Carregando Pesquisa
Facebook Twitter
Apostilas Artigos Tutoriais Aulas Blog Ferramentas de Rede Fórum Downloads Colabore Fale Conosco
» artigos
:: Coerência e Dinâmica : Ferramentas de Gestão.

Maurício dos Santos Melo em 18/01/2009

 

Na atualidade existe um grande interesse pelo assunto, gestão de projeto, que nos últimos anos ganhou status de produto top de linha e de certificação imprescindível para quem busca oportunidades na área. Principalmente, em função do reconhecimento que o mercado tem dado a técnicas de gerenciamento como forma de melhorar o rendimento de seus investimentos e esforços, assim como também, pelo esforço feito por institutos como PMI ( Project Management Institute) e ABGP (Associação Brasileira de gestão de projetos), para divulgação e reconhecimento da técnica como área de conhecimento fundamental para gestão de empreendimentos temporários.

Nesse interesse, no momento das analises, estudos e discussões sobre o tema é fundamental e inevitável o aprofundamento nas questões relacionadas as chamadas "ferramentas de gestão de projetos", onde temas como: cronograma, fluxogramas, EBS, GANT, WBS e vários desenhos gráficos ganham especial atenção em virtude da facilidade para analise e acompanhamento dos projetos, como também, pelo poder de concentração de informações que apresentam.

Nesse cenário, embora o cronograma, assim como outras, tenha o status de "ferramenta", o que se procura cada vez mais no mercado são programas de gestão de projetos capazes de sintetizar, integrar e compartilha informações entre diversas áreas do projeto com interfaces visuais dos já conhecidos gráficos, que facilitam a interpretação do status atual do empreendimento e da necessidade de novas ações, como também, permitem analisar todos os reflexos dessas ações nos resultados dos recursos disponibilizados, nos prazos e nos custos, informando e projetando, com máxima antecedência, os reflexos das ações, até um ponto futuro no final do projeto. Tornando dessa forma programas como Primavera, Dotproject e MS project, entre outros, importantes colaboradores de gestão. Mas, muitas vezes a busca por esses programas tem sido feita de forma induzida e exagerada, até mesmo, com detrimento do conhecimento necessário sobre a ferramenta em sí, o cronograma.

É importante lembramos, que tais programas de gestão, embora de crucial importância na dinâmica do atual ambiente de projetos, não podem ser responsabilizados pelos resultados que apresentam e não assumem status novos baseados em experiência anteriores, entendendo, apenas, que um novo dado imputado em uma seqüência lógica desencadeia uma nova seqüência dentro de sua rígida cadeia de informações e parâmetros pré estabelecidos.

No momento da analise das informações apresentadas, o que fará a diferença no sucesso de um empreendimento ou em uma ação dentro do planejamento e execução será a capacidade de interpretação e dinâmica de atitudes do gestor do projeto.

Apenas a coerência e a dinâmica do gestor do projeto farão com que as informações fornecidas por uma ferramenta se torne um diferencial e potencialize a informação obtida à algo capaz de direcionar o projeto ao sucesso.

Como gestores, não podemos projetar o presente para o futuro sem estarmos balizados por experiências passadas e nos fazer aprendizes observadores do momento atual e não conseguiremos ações dinâmicas sem antes superarmos nosso medo da mudanças.

Sem menosprezar as características individuais de cada ser, essas virtudes de coerência e dinâmica são desenvolvidas com experiência profissional e formação acadêmica e normalmente trazem atreladas a elas características de liderança, que influenciam todo o ambiente da equipe.

Dessa forma características individuais dos gestores podem fazer, verdadeiramente, a diferença no sucesso ou insucesso de um projeto.

Maurício dos Santos Melo
Pós Graduado em Gestão de Projetos

blog comments powered by Disqus
© www.projetoderedes.com.br - Termos e Condições de Uso