Carregando Pesquisa
Facebook Twitter
Apostilas Artigos Tutoriais Aulas Blog Ferramentas de Rede Fórum Downloads Colabore Fale Conosco
» artigos
:: Certificação GP. Além do PMI

Mauricio dos Santos Melo 06/04/2009

 

Existe vida alem do PMI?

Imagino que muitos interessados em gestão de projetos, principalmente aqueles que buscam sua primeira certificação e estão iniciando nesse assunto, responderiam prontamente que “SIM”. Existe vida alem do PMI. Mas, por contraditório que possa parecer a maioria não saberia dizer o que seria essa vida, nem identifica-las ou muito menos descrever suas diferenças e perfil. Fato que seria facilmente explicado, diante da tórrida massa de marketing jogada sobre o assunto sempre destacando a instituição americana (PMI).
Mas, principalmente, para esses novatos, é interessante destacar que existem outras opções no alem e existem razoes nas quais devemos refletir antes de optar pela certificadora a qual se submeterão em exames de certificação.

Primeiro devemos entender que uma certificação é normalmente, ao menos na maioria dos casos, objeto de desejo para quem busca uma melhor colocação no mercado de trabalho ou uma maior visibilidade e embora a certificação não substitua a formação acadêmica e a experiência adquirida no trabalho diário, com certeza será um diferencial relevante, em qualquer processo de seleção.
Sobre esse primeiro ponto devemos identificar, também, que entre as varias certificadoras existentes, a que trará maior oportunidade e fará maior diferença na obtenção de uma colocação no mercado, será, justamente, aquela que estiver melhor fixada à mente dos responsáveis pela contratação e conseguir maior reconhecimento do mercado ou melhor penetração e abrangência via ações de marketing. Ponto, que no mercado atual o PMI tem reconhecidamente alcançado.

Mas, em um segundo ponto, podemos verificar que existem outros fatores (alem marketing) que podem tornar uma certificação interessante para o candidato e que por si só são suficientes para incentivar uma busca e um melhor estudo e esclarecimento sobre as principais certificadoras existentes. Como motivos ou como exemplo podemos citar a relevância do cunho social desenvolvido pela certificadora ou o foco da certificação, que pode ser no indivíduo ou no processo.

Essas informações devem ser procuradas e podem fazer nascer uma relação de identificação entre o certificado e a certificadora que superam o simples pagamento anual de uma taxa de manutenção e elevar a busca pelo conhecimento sobre metodologias e áreas afins da gestão de projetos à níveis muitos mais complexos de forma mais motivadora.

É importante esclarecer, que embora, esteja aqui sugerindo, uma analise entre as diferentes instituições certificadoras, a busca deve ser feita visando “apenas” a auto identificação do candidato com a entidade certificadora e que a comparação entre diferentes opiniões e posições sobre o mesmo tema, nesse caso, deve ser evitado, sob pena de se formar uma terceira opinião sobre gestão de projetos que pode se tornar limitada e radical, já que todas as certificadoras atualmente, com formas e pontos de vista diferentes, buscam atingir a mesma missão de divulgar e desenvolver a gestão de projetos que, por sua própria definição e área de atuação não é uma ciência de visão única de uma única resposta para um único tema.

Abaixo, seguem alguns site que posso sugerir.

- Associação brasileira de gestão de projetos: www.abgp.org.br

- PMI – www.pmi.org – É o mais conhecido, principalmente nas Américas e também com a certificação mais conhecida PMP.

- IPMA – www.ipma.ch – representado no Brasil pela ABGP, tem 4 níveis de certificação e é bastante difundida na Europa.

- AIPM - www.aipm.com.au – Tem reconhecimento limitado no Brasil ao contrario de Ásia e Oceania.

José Maurício Santos Pinheiro
Professor Universitário, Projetista e Gestor de Redes, 
membro da BICSI, Aureside e IEC.

Autor dos livros:
 
· Guia Completo de Cabeamento de Redes ·
· Cabeamento Óptico ·
· Infraestrutura Elétrica para Redes de Computadores
·
· Biometria nos Sistemas Computacionais - Você é a Senha ·

E-mail: jm.pinheiro@projetoderedes.com.br

Powered by Disqus
© www.projetoderedes.com.br - Termos e Condições de Uso