Carregando Pesquisa
Facebook Twitter
Apostilas Artigos Tutoriais Aulas Blog Ferramentas de Rede Fórum Downloads Colabore Fale Conosco
» artigos
:: Aspectos de Segurança em VoIP

Prof. Especialista José Mauricio Santos Pinheiro - 25/09/2005

 

A informação é um diferencial competitivo na sociedade em que vivemos e é reconhecidamente um ativo crítico para a continuidade operacional e sobrevivência das empresas.

Os riscos para esse ativo são inerentes e proporcionais aos índices de dependência que as empresas têm da informação, bem como da complexidade da estrutura que suporta os processos de automação e compartilhamento das informações.

A tecnologia VoIP

Atualmente, temos uma lista grande de tecnologias de redes que permitem aumentar a eficiência e a performance dos negócios em geral, mas que podem ser caras e ineficientes se não forem implementadas corretamente. A Voice Over IP (VoIP), que é a transmissão de pacotes de voz sobre uma rede IP, não fica fora desta lista.

Trata-se de uma tecnologia que vem sendo cada vez mais adotada pelas empresas em todo o mundo devido à economia alcançada com a sua implantação, operação e manutenção. Em média, estima-se que esta economia gire em torno de 80%, quando comparada com a solução de um PABX tradicional.

Telefonia na Internet

A telefonia na Internet (ou telefonia IP) se refere aos serviços de comunicação como voz, fax, aplicações de mensagens de voz, que são transportadas via Internet no lugar da Rede Telefônica Pública Comutada (RTPC). Esta tecnologia inclui aplicações como transferências de chamada, conferência, mensagem de voz, mobilidade, entre outras facilidades, com o objetivo de melhorar a comunicação e reduzir custos operacionais.

Os passos básicos envolvidos em originar uma chamada telefônica na Internet são a conversão do sinal de voz (sinal analógico para formato digital) e a compressão deste sinal na forma de pacotes IP, que serão transmitidos pela grande rede do lado do emissor. Este processo ocorre inversamente na extremidade receptora, que receberá os pacotes e os converterá novamente em sinal de voz.

Figura 1 - Conversão do sinal de voz entre emissor e receptor

Podemos ter quatro cenários distintos para a telefonia IP:

Comunicação PC – PC: ocorre entre computadores, apenas com os recursos da internet;

Figura 2 - Comunicação VoIP - PC-PC

Comunicação PC – telefone: ocorre entre computadores e o serviço de telefonia pública, utilizando recursos de ambos;

Figura 3 - Comunicação PC - Telefone

 

Comunicação entre telefones do serviço de telefonia pública, via Internet;

Figura 4 - Comunicação telefone - telefone

Comunicação entre telefones de uma rede IP.

Figura 5 - Comunicação telefones via rede IP

Aspectos de segurança

A VoIP está em crescente expansão e permite ao usuário fazer ligações telefônicas sem um custo efetivo com o uso da Internet, em vez de utilizar as redes de telefonia tradicionais. Entretanto, todas essas vantagens oferecidas não vêm sem acrescentar novas preocupações de segurança.

Apesar das facilidades de uso, a tecnologia utiliza uma complexa rede de protocolos, aplicações e equipamentos, que precisam de atenção redobrada quanto à segurança. Os pacotes VoIP passam por uma série de redes e pela Internet pública e, portanto, são suscetíveis aos mesmos riscos de segurança de outras aplicações como o e-mail, ftp, banco de dados e servidores etc.

Por enquanto, a possibilidade de ataques é pequena devido ao uso ainda restrito da VoIP. Porém, o crescente uso comercial das redes de voz e dados amplia os riscos de invasões por crackers. Uma segurança eficaz contra esses tipos de ameaças e vulnerabilidades requer uma abordagem em "camadas", o mesmo modelo que vem amadurecendo para as redes IP, onde diferentes medidas de segurança são implementadas em cada camada. Por exemplo, o Instituto Nacional de Medidas e Tecnologia (NIST), dos Estados Unidos, recomenda que a equipe de tecnologia das empresas construa a rede de dados separada da rede de telefonia. Outra recomendação é que nenhum tipo de software de telefone por IP deve ser usado quando o assunto requer segurança ou privacidade.

Conclusão

A VoIP (Voice over Internet Protocol) é uma tecnologia emergente, em processo de maturação. Portanto, projetar, implementar e operar uma rede utilizando esta tecnologia é algo ainda complexo que exige conhecimento dos profissionais e uma preparação cuidadosa, uma vez que existem no mercado diversas arquiteturas, protocolos e soluções disponíveis.

A tecnologia VoIP apresenta aplicação e importância crescentes nas redes de computadores. Um sinal claro desta afirmativa é o seu destaque junto aos fornecedores de equipamentos e nas soluções para aplicação em redes corporativas oferecidas pelas operadoras de serviços de telecomunicações. Entretanto, apesar das vantagens oferecidas, se não houver uma preocupação quanto a implementações adequadas de segurança a todas as tecnologias relacionadas, as redes de um modo geral estarão expostas. Apenas uma postura robusta e consciente quanto à segurança protegerá uma rede e os recursos por ela disponibilizados. Dessa forma, a prioridade atual dos profissionais envolvidos com a administração das redes de comunicação deve ser a segurança nos serviços que utilizam o protocolo IP em sua estrutura.

Entre as iniciativas com esse objetivo temos a Voice over Internet Protocol Security Alliance (VoIPSA) <www.voipsa.org>, uma organização internacional focada em impulsionar a tecnologia VoIP e reduzir os riscos de segurança em ambientes que utilizam a transmissão de voz sobre o protocolo IP. Trata-se de um grupo dedicado à segurança, que conta com o apoio de inúmeras organizações como universidades, entidades de pesquisa, fornecedores e provedores de VoIP em todo o mundo.

José Maurício Santos Pinheiro
Professor Universitário, Projetista e Gestor de Redes, 
membro da BICSI, Aureside e IEC.

Autor dos livros:
 
· Guia Completo de Cabeamento de Redes ·
· Cabeamento Óptico ·
· Infraestrutura Elétrica para Redes de Computadores
·
· Biometria nos Sistemas Computacionais - Você é a Senha ·

E-mail: jm.pinheiro@projetoderedes.com.br

© www.projetoderedes.com.br - Termos e Condições de Uso