Dicas de manutenção de impressoras e
modems |
Apesar
de tanto os modems quanto as impressoras estarem tornando-se cada
vez mais baratos, ninguém gosta de perder um modem numa tempestade,
ou de jogar fora uma impressora só por que a cabeça de impressão
ficou entupida. Muitos defeitos podem ser facilmente solucionados,
outros nem tanto, mas sempre vale à pena tentar:
:. Manutenção de
modems
Qualquer um que utilize a Internet a bastante tempo, já deve
ter perdido pelo menos um ou dois modems durante alguma tempestade.
Estes acidentes são extremamente comuns, pois as linhas telefônicas,
por serem metálicas, acabam servindo como verdadeiros pára-raios. Os
modems são componentes relativamente frágeis, que se queimam
facilmente ao receber uma destas descargas e ao mesmo tempo, as
linhas telefônicas não oferecem uma proteção contra descargas tão
boa quanto a rede elétrica (que já não é tão confiável assim).
Existem
basicamente duas possibilidades neste caso. Se a descarga for fraca,
será queimado apenas o Relay, o componente do modem responsável por
"pegar" a linha. Neste caso o modem continuará sendo reconhecido e
instalado normalmente pelo Windows, porém, ao discar ele dirá que
não existe tom de discagem, justamente devido à queima do Relay.
Neste caso, o conserto é relativamente simples, você precisaria
apenas substituir o componente queimado por outro bom. O Relay é
aquela caixinha branca, preta ou azul que fica próxima ao conector
para a linha.
Em
alguns modems ele é dividido em dois componentes. Para quem tem
alguma experiência com soldagem, a substituição é fácil, já que o
Relay é geralmente preso por apenas 4 pontos de solda.
A
dificuldade maior é encontrar este componente para vender
separadamente. Em geral que trabalha com manutenção de modems mantém
um estoque de modems velhos ou queimados, que servem como doadores
de componentes. Você pode adquirir modems queimados nos sucatões de
informática, ou com os próprios clientes, quando forem troca-los por
novos.
Se o modem receber uma descarga mais forte, além do
Relay serão queimados (nesta ordem) o transformador (caso o modem
tenha um) e o Mov. Se por acaso a descarga chegar a atingir o chip
DAA ou o DSP, o modem não será mais nem reconhecido pelo Windows,
ficará completamente morto. Neste caso não existe conserto, pois não
há como soldar estes circuitos manualmente.
Consertar modems
pode ser uma boa fonte de renda, pois existe uma grande demanda, e
ao mesmo tempo pouca gente que faz este tipo de conserto. Se você já
trabalha com manutenção, especializar-se nesta área pode trazer
algum ganho extra. Veja que apesar de serem mais baratos, os
softmodems também costumam ser mais fáceis de se consertar, pois têm
menos componentes. Outro ponto é que no Brasil, a maioria dos
softmodems são Pc-tel ou Lucent, o que facilita na hora de conseguir
peças de reposição.
Veja na foto abaixo um diagrama com a
localização dos principais componentes de um modem. Este diagrama se
refere a um hardmodem, ou seja, um modem completo. Num softmodem a
UART, o buffer, o DSP, CODEC e a memória flash são substituídos por
um único chip, chamado "DAA", que atua como uma interface entre a
linha telefônica e o processador principal, que é quem fará o
trabalho dos demais componentes.
Veja o que faz cada um dos componentes:
:.
UART: O circuito que coordena o envio e recebimento de dados
através da porta serial.
:.
Buffer: Armazena os dados recebidos, permitindo transmiti-los
apenas quando o processador estiver ocioso (evitando qualquer
degradação de performance).
:.
DSP: Um processador relativamente poderoso, de 92 MHz que
coordena o funcionamento do modem e executa as funções de correção
de erros.
:.
CODEC: Transforma os sinais digitais nos sinais analógicos a
serem transmitidos através da linha te-lefônica e faz a
decodificação dos sinais recebidos.
:.
Memória Flash: Armazena o firmware do modem.
:.
Relay: Conecta fisicamente o modem à linha telefônica. É ele
quem "pega" e "solta" a linha.
:.
Transformador: Isola o computador da linha tele fônica,
impedindo que qualquer surto de voltagem oriundo da linha possa
danificar o modem.
:.
MOV: Atua como um fusível, servindo como uma proteção
adicional contra surtos de voltagem.
:.
Speaker: Emite os sons que o modem faz ao conectar.
:.
Capacitores: Evitam que falhas momentâneas no fornecimento de
eletricidade atrapalhem o funcionamento do
modem.
:. Manutenção de
impressoras
Diferentemente das placas mãe, processadores, etc. as
impressoras tem um funcionamento basicamente mecânico, por isso
podem ser consertadas com uma relativa facilidade. É muito mais
fácil consertar uma impressora do que uma televisão por
exemplo.
Temos
aqui no Brasil um cenário no mínimo interessante quanto à manutenção
de impressoras. As autorizadas, que supostamente deveriam dar uma
assistência de boa qualidade, freqüentemente prestam péssimos
serviços, e o pior, quase sempre cobram caro por eles, muitas vezes
inviabilizando o conserto. Além disso, como os cartuchos muitas
vezes representam a maior parte do valor de uma impressora, muitos
usuários simplesmente preferem trocar a impressora, ao ter qualquer
problema, já que uma nova já virá com cartuchos novos “de brinde”.
Com isso, é possível encontrar muitas impressoras com problemas
simples jogadas por aí.
Abre-se então um
grande campo de trabalho para os técnicos autônomos, que costumam
ter uma quantidade relativamente grande de consertos de impressoras.
O objetivo aqui é dar alguns conceitos básicos sobre manutenção de
impressoras jato de tinta.
:.
Como funciona uma impressora
Os principais componentes da
impressora são a placa lógica, que coordena o trabalho da
impressora, os motores, engrenagens e correias responsáveis pela
movimentação do carro de impressão, o eixo por onde o carro se
desloca, o carro de impressão em sí, onde vão os cartuchos, os
botões de ligar, correr folha, etc., e as cabeças de impressão, que
no caso das HP fazem parte dos cartuchos (são descartáveis) e nas
EPSON fazem parte do carro de impressão (são fixas).
Para a
maioria dos consertos, será necessário abrir a impressora, para isso
você precisara de uma chave estrela de 6 pontas, necessária para
tirar os parafusos das HPs assim como e outras marcas. Esta chave é
facilmente encontrada em lojas de ferramentas.
:.
Problemas mais comuns nas HPs
Pelo que vejo, o problema
mais comum nas HPs é a impressão começar a sair borrada ou com
riscos, como se algo raspasse na folha antes da tinta secar. Este
problema pode ser causado tanto por uma grande quantidade de restos
de tinta acumulada na cabeça de impressão do cartucho, quanto
sujeira acumulada na parte de baixo do carro de impressão, a parte
que fica quase em contato com a folha, logo atrás dos cartuchos.
Esta parte é um pouco complicada de limpar, mas nada que um cotonete
com álcool não possa resolver:
Outro problema comum é o carro de impressão começar a
bater dos lados durante a impressão, fazendo com que a impressão
saia em ziguezague. Abra a impressora e você encontrará uma fita
plástica, com uma espécie de código de barra bem atras do carro de
impressão. Esta fita serve como orientação para o carro de
impressão. Este problema é causado justamente por sujeira ou na
fita, ou então no sensor do carro de impressão, basta limpar ambos
com uma flanela com um pouco de álcool.
Se por
acaso a impressora estiver fazendo ruídos, como se o carro de
impressão estivesse raspando em algo, experimente limpar e
lubrificar o eixo da impressora. Para isso o mais recomendável é
graxa de silicone, que é o material que os próprios fabricantes
utilizam. Na falta, uma segunda opção seria usar óleo automotivo,
mas em pequena quantidade. Outra opção seria simplesmente deixar o
eixo bem limpo, sem nenhuma lubrificação especial, o recomendado por
alguns fabricantes.
Ainda no ramo da
lubrificação, caso o usuário já tenha tentado lubrificar o eixo de
impressão, mas com algum material inadequado (já vi usarem óleo de
soja :-) pode ser que além de se acumular no eixo, a sujeira tenha
se acumulado no suporte do carro de impressão. Neste caso, você
notará que o carro de impressão está mais difícil de se movimentar
que o normal.
Para
resolver o problema, primeiro limpe bem o eixo de impressão, em
seguida, lubrifique-o com óleo desengripante, aqueles em spray. Mova
o carro de impressão de um lado para o outro, ligue a impressora e
mande imprimir qualquer coisa. Terminado, limpe novamente o eixo de
impressão, aplique mais lubrificante e repita o procedimento. Depois
de duas ou três aplicações, você notará que o carro voltou a
deslizar suavemente. Ao aplicar o desengripante, procure proteger
outras partes da impressora com um papel ou outra coisa que tenha à
mão.
Se
ao tentar imprimir, o carro de impressão não se mover, mas você
ouvir ruídos do mecanismo funcionando, provavelmente o defeito é no
sistema de movimentação do carro, provavelmente alguma engrenagem
quebrada ou fora do lugar. Cheque também se os motores estão todos
funcionando, se nenhum dos cabos está partido, etc. Se por outro
lado, a impressora simplesmente não imprime, mal dando sinal de
vida, temos como possibilidades: pode ser algum defeito na placa
lógica, ou pode ser que um dos cabos flat da impressora tenha se
partido ou então simplesmente tenha se desencaixado. Se você
entender de eletrônica, é possível consertar muitos defeitos na
placa lógica da impressora, já que na maioria das vezes os defeitos
são simples. Os cabos flat por sua vez podem apenas ser
substituídos. Neste caso a melhor opção é tentar encontrar outra
impressora do mesmo modelo, ou que utilize um cabo flat igual
sucateada.
Os
fabricantes não costumam vender estes componentes separadamente, mas
as autorizadas costumam ter. Caso você tenha algum amigo que
trabalhe numa autorizada, talvez ele possa lhe vender.
Perda
da qualidade de impressão, como por exemplo a impressora imprimindo
apenas metade das letras são geralmente causados por problemas no
cartucho, aparecem quando a tinta já está quase acabando, ou então
em cartuchos reciclados que já passaram por várias
recargas.
:.
Problemas mais comuns nas EPSON
Além dos problemas
mecânicos, que já vimos, outro defeito comum nas EPSON é o
entupimento das cabeças de impressão. Este é o pesadelo de todos os
usuários, pois trocar as cabeças de impressão numa autorizada custa
quase o valor de uma impressora nova.
Porém,
na maioria dos casos é possível desentupir a cabeça de impressão com
uma receita simples: Pingue uma gota de água quente no orifício
por onde entra a tinta, e dê o comando de limpeza dos cartuchos.
Pingue uma gota de detergente e faça novamente a limpeza. Pingue uma
gota e álcool e faça novamente a limpeza, repetindo as três etapas
até conseguir desentupir a cabeça de impressão. Isso pode demorar
algumas horas, mas é só ter um pouco de paciência que este
procedimento resolverá em 80% dos casos. Existem também no mercado
alguns cartuchos especiais que prometem limpar as cabeças de
impressão.
Como
último recurso, caso você já esteja para descartar a cabeça de
impressão, tente fazer o mesmo procedimento, mas acrescentando
tinner, apesar dos riscos ele é um solvente bem mais poderoso, que
pode ajudar em alguns casos. Como de qualquer forma já não se tem
nada a perder...
:. Conseguindo peças
O mais complicado
para quem trabalha ou pretende trabalhar com manutenção de
impressoras é justamente como encontrar peças de reposição. Como
disse, em geral as autorizadas não vendem peças avulsas, mas você
pode consegui-las caso conheça alguém que trabalhe lá. De qualquer
forma, comprar com as autorizadas nem sempre é uma boa idéia, por
causa do alto preço das peças avulsas.
Outra
solução, que costuma ser muito mais usada é começar a montar um
sucatão de impressoras, comprando impressoras sucateadas e usando-as
como doadoras de peças. Muita gente joga impressoras fora pois só a
troca dos cartuchos de impressão normalmente custa quase metade do
valor de uma impressora nova. Se ainda por cima a impressora tiver
algum problema, muita gente prefere realmente comprar logo uma
nova.
Morimoto:
Apos
ler esta materia no seu review de fim de ano, me lembrei de um
truque que ja vi ser usado em impressoras epson que deu certo
(talvez funcione em outras, mas nao sei dizer).
Quando
nao conseguimos desentupir as cabecas com, água, detergente, etc, se
o user tiver alguma habilidade manual, pode tirar o cabeçote de
impressao e pode leva-lo a uma oficina mecanica e pedir para colocar
o cabe;cote na cuba de limpeza de bico injetor, que trabalha com
agua e ultra-som, fazendo com que a tinta seja dissolvida pela agua
e pela vibração. Podemos encontrar essas cubas tambem em óticas,
onde são usadas para fazer uma limpeza profunda nos oculos do
cliente, funcioando da mesma maneira da cuba de injeção
eletrônica.
Espero
ter ajudado.
Vlad
Drack Clovis de Arruda Campos Net
Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro de
revisão no texto? Escreva para mim: morimoto@guiadohardware.net |