Dicas
de manutenção de impressoras e modems |
Apesar
de tanto os modems quanto as impressoras estarem tornando-se cada
vez mais baratos, ninguém gosta de perder um modem numa tempestade,
ou de jogar fora uma impressora só por que a cabeça de impressão
ficou entupida. Muitos defeitos podem ser facilmente solucionados,
outros nem tanto, mas sempre vale à pena tentar:
:. Manutenção de modems
Qualquer
um que utilize a Internet a bastante tempo, já deve ter perdido
pelo menos um ou dois modems durante alguma tempestade. Estes acidentes
são extremamente comuns, pois as linhas telefônicas, por serem metálicas,
acabam servindo como verdadeiros pára-raios. Os modems são componentes
relativamente frágeis, que se queimam facilmente ao receber uma
destas descargas e ao mesmo tempo, as linhas telefônicas não oferecem
uma proteção contra descargas tão boa quanto a rede elétrica (que
já não é tão confiável assim).
Existem
basicamente duas possibilidades neste caso. Se a descarga for fraca,
será queimado apenas o Relay, o componente do modem responsável
por "pegar" a linha. Neste caso o modem continuará sendo
reconhecido e instalado normalmente pelo Windows, porém, ao discar
ele dirá que não existe tom de discagem, justamente devido à queima
do Relay. Neste caso, o conserto é relativamente simples, você precisaria
apenas substituir o componente queimado por outro bom. O Relay é
aquela caixinha branca, preta ou azul que fica próxima ao conector
para a linha.
Em
alguns modems ele é dividido em dois componentes. Para quem tem
alguma experiência com soldagem, a substituição é fácil, já que
o Relay é geralmente preso por apenas 4 pontos de solda.
A dificuldade maior é encontrar este componente para vender separadamente.
Em geral que trabalha com manutenção de modems mantém um estoque
de modems velhos ou queimados, que servem como doadores de componentes.
Você pode adquirir modems queimados nos sucatões de informática,
ou com os próprios clientes, quando forem troca-los por novos.
Se o modem receber uma descarga mais forte, além do Relay serão
queimados (nesta ordem) o transformador (caso o modem tenha um)
e o Mov. Se por acaso a descarga chegar a atingir o chip DAA ou
o DSP, o modem não será mais nem reconhecido pelo Windows, ficará
completamente morto. Neste caso não existe conserto, pois não há
como soldar estes circuitos manualmente.
Consertar modems pode ser uma boa fonte de renda, pois existe uma
grande demanda, e ao mesmo tempo pouca gente que faz este tipo de
conserto. Se você já trabalha com manutenção, especializar-se nesta
área pode trazer algum ganho extra. Veja que apesar de serem mais
baratos, os softmodems também costumam ser mais fáceis de se consertar,
pois têm menos componentes. Outro ponto é que no Brasil, a maioria
dos softmodems são Pc-tel ou Lucent, o que facilita na hora de conseguir
peças de reposição.
Veja na foto abaixo um diagrama com a localização dos principais
componentes de um modem. Este diagrama se refere a um hardmodem,
ou seja, um modem completo. Num softmodem a UART, o buffer, o DSP,
CODEC e a memória flash são substituídos por um único chip, chamado
"DAA", que atua como uma interface entre a linha telefônica
e o processador principal, que é quem fará o trabalho dos demais
componentes.
Veja o que faz cada um dos componentes:
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UART: O circuito que coordena o envio e recebimento de dados
através da porta serial.
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Buffer: Armazena os dados recebidos, permitindo transmiti-los
apenas quando o processador estiver ocioso (evitando qualquer
degradação de performance).
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DSP: Um processador relativamente poderoso, de 92 MHz que
coordena o funcionamento do modem e executa as funções de correção
de erros.
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CODEC: Transforma os sinais digitais nos sinais analógicos
a serem transmitidos através da linha te-lefônica e faz a decodificação
dos sinais recebidos.
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Memória Flash: Armazena o firmware do modem.
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Relay: Conecta fisicamente o modem à linha telefônica. É ele
quem "pega" e "solta" a linha.
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Transformador: Isola o computador da linha tele fônica, impedindo
que qualquer surto de voltagem oriundo da linha possa danificar
o modem.
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MOV: Atua como um fusível, servindo como uma proteção adicional
contra surtos de voltagem.
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Speaker: Emite os sons que o modem faz ao conectar.
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Capacitores: Evitam que falhas momentâneas no fornecimento
de eletricidade atrapalhem o funcionamento do modem.
:. Manutenção de impressoras
Diferentemente
das placas mãe, processadores, etc. as impressoras tem um funcionamento
basicamente mecânico, por isso podem ser consertadas com uma relativa
facilidade. É muito mais fácil consertar uma impressora do que uma
televisão por exemplo.
Temos
aqui no Brasil um cenário no mínimo interessante quanto à manutenção
de impressoras. As autorizadas, que supostamente deveriam dar uma
assistência de boa qualidade, freqüentemente prestam péssimos serviços,
e o pior, quase sempre cobram caro por eles, muitas vezes inviabilizando
o conserto. Além disso, como os cartuchos muitas vezes representam
a maior parte do valor de uma impressora, muitos usuários simplesmente
preferem trocar a impressora, ao ter qualquer problema, já que uma
nova já virá com cartuchos novos “de brinde”. Com isso, é possível
encontrar muitas impressoras com problemas simples jogadas por aí.
Abre-se
então um grande campo de trabalho para os técnicos autônomos, que
costumam ter uma quantidade relativamente grande de consertos de
impressoras. O objetivo aqui é dar alguns conceitos básicos sobre
manutenção de impressoras jato de tinta.
:.
Como funciona uma impressora
Os principais componentes da impressora são a placa lógica, que
coordena o trabalho da impressora, os motores, engrenagens e correias
responsáveis pela movimentação do carro de impressão, o eixo por
onde o carro se desloca, o carro de impressão em sí, onde vão os
cartuchos, os botões de ligar, correr folha, etc., e as cabeças
de impressão, que no caso das HP fazem parte dos cartuchos (são
descartáveis) e nas EPSON fazem parte do carro de impressão (são
fixas).
Para
a maioria dos consertos, será necessário abrir a impressora, para
isso você precisara de uma chave estrela de 6 pontas, necessária
para tirar os parafusos das HPs assim como e outras marcas. Esta
chave é facilmente encontrada em lojas de ferramentas.
:.
Problemas mais comuns nas HPs
Pelo que vejo, o problema mais comum nas HPs é a impressão começar
a sair borrada ou com riscos, como se algo raspasse na folha antes
da tinta secar. Este problema pode ser causado tanto por uma grande
quantidade de restos de tinta acumulada na cabeça de impressão do
cartucho, quanto sujeira acumulada na parte de baixo do carro de
impressão, a parte que fica quase em contato com a folha, logo atrás
dos cartuchos. Esta parte é um pouco complicada de limpar, mas nada
que um cotonete com álcool não possa resolver:
Outro problema comum é o carro de impressão começar a bater dos
lados durante a impressão, fazendo com que a impressão saia em ziguezague.
Abra a impressora e você encontrará uma fita plástica, com uma espécie
de código de barra bem atras do carro de impressão. Esta fita serve
como orientação para o carro de impressão. Este problema é causado
justamente por sujeira ou na fita, ou então no sensor do carro de
impressão, basta limpar ambos com uma flanela com um pouco de álcool.
Se
por acaso a impressora estiver fazendo ruídos, como se o carro de
impressão estivesse raspando em algo, experimente limpar e lubrificar
o eixo da impressora. Para isso o mais recomendável é graxa de silicone,
que é o material que os próprios fabricantes utilizam. Na falta,
uma segunda opção seria usar óleo automotivo, mas em pequena quantidade.
Outra opção seria simplesmente deixar o eixo bem limpo, sem nenhuma
lubrificação especial, o recomendado por alguns fabricantes.
Ainda
no ramo da lubrificação, caso o usuário já tenha tentado lubrificar
o eixo de impressão, mas com algum material inadequado (já vi usarem
óleo de soja :-) pode ser que além de se acumular no eixo, a sujeira
tenha se acumulado no suporte do carro de impressão. Neste caso,
você notará que o carro de impressão está mais difícil de se movimentar
que o normal.
Para
resolver o problema, primeiro limpe bem o eixo de impressão, em
seguida, lubrifique-o com óleo desengripante, aqueles em spray.
Mova o carro de impressão de um lado para o outro, ligue a impressora
e mande imprimir qualquer coisa. Terminado, limpe novamente o eixo
de impressão, aplique mais lubrificante e repita o procedimento.
Depois de duas ou três aplicações, você notará que o carro voltou
a deslizar suavemente. Ao aplicar o desengripante, procure proteger
outras partes da impressora com um papel ou outra coisa que tenha
à mão.
Se ao tentar imprimir, o carro de impressão não se mover, mas você
ouvir ruídos do mecanismo funcionando, provavelmente o defeito é
no sistema de movimentação do carro, provavelmente alguma engrenagem
quebrada ou fora do lugar. Cheque também se os motores estão todos
funcionando, se nenhum dos cabos está partido, etc.
Se por outro lado, a impressora simplesmente não imprime, mal dando
sinal de vida, temos como possibilidades: pode ser algum defeito
na placa lógica, ou pode ser que um dos cabos flat da impressora
tenha se partido ou então simplesmente tenha se desencaixado. Se
você entender de eletrônica, é possível consertar muitos defeitos
na placa lógica da impressora, já que na maioria das vezes os defeitos
são simples. Os cabos flat por sua vez podem apenas ser substituídos.
Neste caso a melhor opção é tentar encontrar outra impressora do
mesmo modelo, ou que utilize um cabo flat igual sucateada.
Os
fabricantes não costumam vender estes componentes separadamente,
mas as autorizadas costumam ter. Caso você tenha algum amigo que
trabalhe numa autorizada, talvez ele possa lhe vender.
Perda
da qualidade de impressão, como por exemplo a impressora imprimindo
apenas metade das letras são geralmente causados por problemas no
cartucho, aparecem quando a tinta já está quase acabando, ou então
em cartuchos reciclados que já passaram por várias recargas.
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Problemas mais comuns nas EPSON
Além dos problemas mecânicos, que já vimos, outro defeito comum
nas EPSON é o entupimento das cabeças de impressão. Este é o pesadelo
de todos os usuários, pois trocar as cabeças de impressão numa autorizada
custa quase o valor de uma impressora nova.
Porém,
na maioria dos casos é possível desentupir a cabeça de impressão
com uma receita simples:
Pingue uma gota de água quente no orifício por onde entra a tinta,
e dê o comando de limpeza dos cartuchos. Pingue uma gota de detergente
e faça novamente a limpeza. Pingue uma gota e álcool e faça novamente
a limpeza, repetindo as três etapas até conseguir desentupir a cabeça
de impressão. Isso pode demorar algumas horas, mas é só ter um pouco
de paciência que este procedimento resolverá em 80% dos casos. Existem
também no mercado alguns cartuchos especiais que prometem limpar
as cabeças de impressão.
Como
último recurso, caso você já esteja para descartar a cabeça de impressão,
tente fazer o mesmo procedimento, mas acrescentando tinner, apesar
dos riscos ele é um solvente bem mais poderoso, que pode ajudar
em alguns casos. Como de qualquer forma já não se tem nada a perder...
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Conseguindo peças
O mais complicado para quem trabalha ou pretende trabalhar com manutenção
de impressoras é justamente como encontrar peças de reposição. Como
disse, em geral as autorizadas não vendem peças avulsas, mas você
pode consegui-las caso conheça alguém que trabalhe lá. De qualquer
forma, comprar com as autorizadas nem sempre é uma boa idéia, por
causa do alto preço das peças avulsas.
Outra
solução, que costuma ser muito mais usada é começar a montar um
sucatão de impressoras, comprando impressoras sucateadas e usando-as
como doadoras de peças. Muita gente joga impressoras fora pois só
a troca dos cartuchos de impressão normalmente custa quase metade
do valor de uma impressora nova. Se ainda por cima a impressora
tiver algum problema, muita gente prefere realmente comprar logo
uma nova.
Morimoto:
Apos
ler esta materia no seu review de fim de ano, me lembrei de um truque
que ja vi ser usado em impressoras epson que deu certo (talvez funcione
em outras, mas nao sei dizer).
Quando
nao conseguimos desentupir as cabecas com, água, detergente,
etc, se o user tiver alguma habilidade manual, pode tirar o cabeçote
de impressao e pode leva-lo a uma oficina mecanica e pedir para
colocar o cabe;cote na cuba de limpeza de bico injetor, que trabalha
com agua e ultra-som, fazendo com que a tinta seja dissolvida pela
agua e pela vibração. Podemos encontrar essas cubas
tambem em óticas, onde são usadas para fazer uma limpeza
profunda nos oculos do cliente, funcioando da mesma maneira da cuba
de injeção eletrônica.
Espero
ter ajudado.
Vlad
Drack
Clovis de Arruda Campos Net
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